A Prefeitura de Campos prorrogou, até o próximo dia 30 de abril, a suspensão do expediente externo e o atendimento presencial nas repartições públicas municipais. É mais uma medida de prevenção ao contágio e de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus, vetor da covid-19.
A prorrogação consta do Decreto 056/2020, a ser publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (15). O Decreto traz, ainda, determinação para que a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca) implemente um plano de contingenciamento de aglomeração de pessoas no Mercado Municipal. O Jornal Terceira Via denunciou o problema.
Com a prorrogação, está mantido o afastamento e tratamento de qualquer servidor público, incluindo contratados, que apresentar sintomas respiratórios ou febre. E mantém, ainda, o serviço home office para funcionários de grupo de risco, nos casos em que isso é possível.
Espaços públicos como Jardim São Benedito, Horto Municipal, Cidade da Criança, teatros, museus permanecem fechados. As cirurgias eletivas continuam suspensas, exceto as oncológicas e cardiológicas.
Já órgãos como Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Superintendência de Posturas, atividades de fiscalização do Procon continuam atuando.