sexta-feira, 10 de abril de 2020

Previsão de maré alta em São João da Barra


Com o aviso de ressaca do mar emitido pela Marinha do Brasil, com ondas de até três metros, entre esta quinta-feira 9, e sábado, 11, a Defesa Civil Municipal de São João da Barra está intensificando o monitoramento e as ações no litoral do município, principalmente no Pontal de Atafona e no Açu. Os telefones 199 e 2741-8370 estão à disposição da população para casos de emergência. Há duas máquinas no local, uma retroescavadeira e uma pá mecânica. A Prefeitura também está providenciando a reposição da areia nas dunas. A prefeita Carla Machado esteve no local conversando com as famílias. Não há desabrigados nem desalojados.

No Pontal, devido à elevação da maré, juntamente com a ressaca provocada por um ciclone extratropical, desde domingo a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos vêm atuando no local com medidas emergenciais, como abertura de valas para escoamento da água e reposição das dunas. 

Nos chamados picos de maré, que têm um ciclo de 12h, a água no Pontal tem atingido ruas e já chegou até algumas residências, mas não houve necessidade de remoção de famílias. Nesta quinta-feira, o trabalho também contou com caminhão limpa-fossa para a sucção da água. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos faz o acompanhamento da situação, caso haja necessidade de auxílio a alguma família.

- O trabalho, no momento, é refazer o que já havíamos feito durante a semana, tanto na questão do escoamento como na contenção da água com as barreiras naturais, que são as dunas, entre outras ações. A atenção é máxima nesse período nos locais mais vulneráveis - explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Wellington Barreto.

No Açu, a água do mar chegou a uma rua nesta quinta-feira, mas não foram atingidas residências e maiores transtornos não foram registrados pela Defesa Civil.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública atua nas áreas afetadas pela maré por meio da Defesa Civil e da Guarda Municipal em conjunto com outras secretarias da Prefeitura.

Todos os órgãos seguem em alerta com a estrutura necessária para o caso de se confirmar a maré alta, prevista para as 2 horas da madrugada.