sexta-feira, 10 de abril de 2020

Norte e Noroeste com 38 casos confirmados e 650 suspeitos de Covid-19

(Foto: Agência Brasil)
As cidades do Norte e Noroeste Fluminense já registram, até esta sexta-feira (10), três mortes por Covid-19. Além disso, 38 casos da doença foram confirmados e outros 650 estão sendo investigados pelas secretarias de Saúde de 16 municípios. Os óbitos ocorreram nas cidades de Macaé (2) e Bom Jesus do Itabapoana (1). Nessa quinta-feira (8), Campos registrou mais três casos do novo coronavírus, somando 12 confirmações no município. O município de São João da Barra informou, na noite dessa quinta, que outros sete casos suspeitos estão sendo investigados na cidade, totalizando oito. No balanço dessa quinta-feira, 643 pacientes eram acompanhados com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.
Os municípios que registram pacientes contaminados pelo vírus são Macaé (16), Campos (12), São Fidélis (4), Itaperuna (3), São João da Barra (1), Porciúncula (1) e Bom Jesus do Itabapoana (1).
Os moradores de Campos que estão com o vírus são uma mulher de 33 anos que teve contato com uma médica já confirmada anteriormente, em caso de transmissão local; um técnico em enfermagem de 48 anos que trabalha no Rio de Janeiro e em Araruama, onde fez o teste, mas reside em Campos. Os dois apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar. Um caminhoneiro, de 39 anos, está em estado grave, na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos. O paciente realizou um teste rápido e testou positivo para a doença. O município também acompanha outro 20 pacientes com suspeita de Covid-19. 
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana confirmou a 1ª morte por Covid-19 no município na noite dessa quinta-feira (9). Farley Cursio, de 39 anos, era diabético e residia em Bom Jesus, mas trabalhava em outra cidade. De acordo com o município, o paciente morreu no dia 5 de abril e a coleta do material foi realizada no mesmo dia. O resultado foi liberado pelo Laboratório Central Noel Nutels - Lacen/RJ nessa quinta-feira, testando positivo para a doença. 
A Prefeitura de Macaé informou, nessa quinta, o segundo óbito por coronavírus no município. Trata-se de um macaense, idoso, com mais de 60 anos. A primeira foi divulgado no último domingo (5) no perfil do prefeito do município Dr. Aluizio. Na ocasião, a secretaria de Saúde disse que a morte foi de um paciente também idoso, que apresentava outras comorbidades. A cidade é a única da região com óbitos confirmados por causa da doença.
Em nota oficial, a Prefeitura de São João da Barra informou que sete pacientes cumprem isolamento domiciliar, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, e um está internado. O município possui um caso confirmado da doença, uma paciente de 51 anos, que também está em isolamento domiciliar. Seu estado de saúde é considerado bom e ela recebe acompanhamento médico diário.
Do total de 18 notificações em São João da Barra desde o início da pandemia, nove casos já foram descartados após o resultado de exames laboratoriais.
 Os municípios que monitoram casos suspeitos são Macaé (317), Itaperuna (137), Santo Antônio de Pádua (98), Bom Jesus de Itabapoana (29), Miracema (21), Campos (20), Carapebus (4), Laje do Muriaé (3), Porciúncula (3), Quissamã (3), Aperibé (2), São Francisco de Itabapoana (1), São Fidélis (1), Italva (1), Cambuci (1) e Varre-Sai (1).




Fonte: Agência Brasil