Árvore de 15 metros no Lago do Quitandinha, mais de 2 milhões de lâmpadas pela cidade, grandes shows e corais fazem parte da festa
O padre Fábio de Melo vai abrir o Natal Imperial de Petrópolis, Região Serrana do Rio, no dia 1° de dezembro, com grande show na Praça da Liberdade, a partir de 19h. Este ano, a cidade retoma a tradição natalina com mais de 2 milhões de lâmpadas iluminando árvores, pontos turísticos e prédios públicos no Centro Histórico e distritos, como Itaipava, além da instalação de uma árvore flutuante de 15 metros de altura no Lago do Quitandinha. Uma extensa programação cultural, que vai até o dia 06 de janeiro, com autos de Natal, grandes shows, gastronomia, atrações para crianças e corais, também faz parte da festa. Um dos pontos altos do Natal será a Parada Iluminada, com desfiles de fantasias e alegorias temáticas, nos primeiros três domingos de dezembro (3,10 e 17), sempre às 19h30, ao longo da Rua do Imperador.
Mais de 300 mil pessoas devem passar pela festa, que tem o objetivo de ser a maior dos últimos anos. A cada semana serão 18 atrações promovidas pela prefeitura, de quinta-feira a domingo, que resgatarão o clima de Natal em Petrópolis. Outras atrações serão promovidas ainda pelo Sesc RJ, parceiro na programação, com grandes shows, como de Maria Rita, Carminho e Fernanda Abreu. O clima é de otimismo na rede hoteleira, que pretende preencher 80% dos 6.365 leitos disponíveis na cidade, nos fins de semana. Devem ser injetados na economia da cidade R$ 200 milhões no mês de dezembro.
Boa parte da programação estará no Centro Histórico. A Rua do Imperador, por exemplo, vai receber a Parada Iluminada, com fantasias, alegorias e músicas natalinas. Com a proposta de trazer um mundo de beleza e sonhos, a Parada Iluminada será um dos pontos autos do Natal.
Já a Praça da Liberdade será transformada na “Vila Imperial”, onde ficará a Casa do Papai Noel. O espaço recebe decoração especial e gastronomia. O destaque na programação fica por conta da chegada do bom velhinho, com show de Bia Bedran, no dia 03 de dezembro, às 17h. No Palácio de Cristal será o “Doce Natal”, o paraíso das guloseimas, com barraquinhas de doces e comidas típicas, além de artesanatos. Tanto a praça quanto o palácio serão palcos das apresentações de corais, atividades artísticas, oficinas e ações voltadas para crianças e adultos.
Outro ponto turístico que terá programação especial é o Palácio Amarelo, com um espetáculo natalino de projeção mapeada. Sem falar na Catedral São Pedro de Alcântara, que abrigará o presépio da cidade, e terá celebrações especiais.
“Desde o início da gestão nós sempre miramos grande, sonhamos grande. E preparamos esse Natal com muito carinho e muito trabalho, sempre pensando em uma programação que agrade à todos: população, turistas, empresários. Por isso, a palavra do Natal este ano é Compartilhar”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
O Theatro Dom Pedro também receberá uma grande atração dentro da programação de Natal. O espetáculo “78 Musical”, que traz o clima da década de 1970 contando a história de amor entre Rita, uma bailarina de jazz das danceterias, e Tom, um hippie de Lumiar. Artistas da época, como Bee Gees, ABBA, Michael Jackson, Elton John, Village People, Elis Regina e Secos & Molhados estão na trilha sonora. A performance reúne 30 atores/cantores, 6 bailarinos, maestro e músicos.
Parada Iluminada
Um dos pontos altos do Natal em Petrópolis será a Parada Iluminada. Nos primeiros três domingos de dezembro (3,10 e 17), sempre às 19h30, a cidade recebe desfiles ao longo da Rua do Imperador. Totalmente renovado, o espetáculo deste ano carrega inúmeras surpresas para o público.
Adultos, crianças e adolescentes farão parte dos desfiles, que terão alegorias e adereços com temas natalinos, “proporcionando ao público e aos turistas um espetáculo comovente e inovador”, explica Arthur Varela, responsável pela produção da Parada.
O espetáculo é construído e interpretado por artistas petropolitanos. Serão quatro partes: Abertura (Anunciação), com anjos, estrelas e pastores; -Nascimento e Glória, com estrela-guia, presépio, reis magos e animais; Natal, Natal, com crianças, brinquedos, presentes e árvore de Natal; e, por último, Papai Noel & Cia, com o bom velhinho, cortejo, gnomos e fadas.
Petrópolis consolida tradição de corais no Natal
Os corais, como de tradição, terão lugar especial no Natal Imperial. Entre os destaques da programação está a apresentação do Coral Mil Vozes, com crianças do Programa Canta Petrópolis, no Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha, dia 10/12, às 19h. O coro é formado por alunos da rede municipal, espalhados por 50 corais.
O Natal vai marcar também o retorno do Coral Municipal, em apresentação no dia 19 de dezembro, às 20h, no Theatro Dom Pedro. Com novo maestro e novos músicos, o grupo foi totalmente reestruturado e volta à cena com o objetivo de ser um dos maiores coros de câmara do país.
Outra grande atração é o Coral Integração, com mais de 500 vozes, que terá participação especial de Agnaldo Rayol. O evento acontece no dia 22 de dezembro, às 20h, na Igreja do Rosário, com telão na praça para que todos possam prestigiar.
Os corais também estarão presentes em apresentações nas praças da cidade, inclusive nos bairros, como Corrêas, Itamarati, Mosela. Em Itaipava, no dia 02 de dezembro haverá chegada do papai Noel em todos os shoppings da região, sempre com a apresentação de um coral diferente. Ao final, está programado um encontro com todos os coros, no Shopping Arcádia.
Pela primeira vez, 16 de março receberá túnel de luzes
A iluminação de Natal, uma das ações do Natal Imperial, terá novidades neste ano. A Rua 16 de Março vai receber um túnel de luzes que vai encantar turistas e moradores. Além disso, a decoração temática não estará focada apenas no Centro Histórico, mas também será expandida para os distritos, como Itaipava, Cascatinha, Corrêas, Nogueira, Posse e Pedro do Rio.
A iluminação vai ser feita nas ruas, praças, prédios históricos e prédios municipais, com um total de 2 milhões de lâmpadas. A prefeitura vai estimular ainda que comércio e rede hoteleira também participem, assim como casas particulares, com luzes de natal, o que também podem ser consequência de uma campanha para o final de ano iluminado e que seja referência no calendário do estado nos próximos anos.
Concursos de vitrine e casa mais enfeitada
O Natal Imperial também vai premiar a vitrine de loja e a fachada de casa particular mais enfeitada. Uma comissão formada por indicados do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, além de indicados dos patrocinadores vai julgar os candidatos das casas e o voto popular vai definir o ganhador da vitrine.
Para participar será preciso fazer a inscrição, que começa no dia 21 de novembro e encerra no dia 10 de dezembro. O regulamento será disponibilizado no site do Natal Imperial (
www.natalimperialpetropolis.com.br).
Natal Sesc Quitandinha com programação especial
No Sesc Quitandinha, uma árvore flutuante de 15 metros de altura vai enfeitar o lago em frente ao hotel. A fachada do prédio também chamará atenção, com uma projeção mapeada. Haverá ainda uma vasta programação cultural no palácio, com grandes shows, como de Maria Rita, Carminho, Kleiton e Kledir e Fernanda Abreu, no Teatro Mecanizado, além de apresentação de corais, oficinas gourmet,oficinas de brinquedo, contação de histórias, entre outras atividades para as crianças e adultos.
Um dos pontos altos no palácio será a apresentação do Coral Mil Vozes, com crianças do Programa Canta Petrópolis. Outra grande atração é a Orquestra Sinfônica Brasileira que também subirá ao palco do Teatro Mecanizado.
Parceria entre prefeitura e iniciativa privada possibilitou a festa
O Natal Imperial deste ano acontece graças a uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada, como Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc, Sicomércio, CDL, Convention & Visitors Bureau, Arte e InterTV. Toda a programação que vai ser desenvolvida em 40 dias na cidade é fruto de patrocínios que foram captados pelo IMCE. O projeto foi abraçado por empresários e moradores.
“Pela primeira vez vamos consolidar o Natal. Empresários, comércio, moradores, todos juntos para realizar uma festa dos sonhos na cidade. Essa também é uma forma de atrair turistas e trazer recursos para a economia de Petrópolis. A prefeitura, com a CIP, vai custear apenas a iluminação, toda a programação será custeada pela iniciativa privada”, frisou Randolfo.
Festival Gastronômico vai movimentar os restaurantes
Do dia 14 ao dia 31 de dezembro, cerca de 30 restaurantes do Polo Gastronômico da cidade também estarão envolvidos com a festa. O “Sabor Natal Imperial” contará com um selo nos restaurantes participantes, que prepararam um cardápio especial para o período à preços.
Fonte:Secom PMP | Blog Pense Diferente