quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Remoção de areia em pontos da orla de SJB

(Foto: Divulgação)
A secretaria municipal de Meio Ambiente de São João da Barra está retirando a areia que ocupa três pontos da orla marítima, e dificulta a circulação de pessoas e veículos. Os sedimentos, que estão sendo devolvidos ao mar, de acordo com a legislação dos órgãos ambientais, invadiram o asfalto e acessos de diversas ruas, com os ventos fortes comuns nesta época do ano e a falta de chuvas. O trabalho está sendo executado com ajuda em média, de 25 caminhões (cada um tem capacidade para 12 toneladas), na área do antigo prédio do Julinho (rua Nossa Senhora da Penha) e nas proximidades da rua Júlio Valle de Macedo (altura da antiga caixa D’Água), em Atafona, e na orla de Grussaí, nas proximidades da lagoa.

De acordo com o subsecretário da pasta, Jorge Assumpção, a remoção dos sedimentos ocorre durante todo o ano, para desobstruir os acessos. “A região litorânea é por natureza muito dinâmica. As mudanças, que em outros locais são imperceptíveis aos olhos humanos ao longo de uma vida, no litoral ocorrem de maneira muito rápida. O Pontal de Atafona é um exemplo disso. Não é difícil observarmos uma feição num ano e no ano seguinte o local encontrar-se totalmente diferente. Quando essas mudanças afetam o bem estar da população, demandam uma ação do Poder Público que nem sempre tem a capacidade operacional para reagir em tempo. O vento forte e o transporte de areia no litoral ocorre de forma muito intensa principalmente entre os meses de agosto e outubro”, explicou.

Erosão - Estudos científicos apontam que o litoral do Rio de Janeiro se divide em três grandes compartimentos. No segmento oriental, que se estende do limite com o Espírito Santo ao Cabo Frio é amplamente dominado pela orla da planície geral, de fragilidade da linha de costa. Na margem direita da desembocadura do rio Paraíba do Sul apresenta em pequeno trecho o mais intenso fenômeno erosivo de todo o litoral do Estado, seguido, logo ao Sul, por um trecho com tendência de progradação. Ao Norte da desembocadura, até o rio Itabapoana, um embaiamento parcialmente protegido pelo litoral protuberante do Espírito Santo apresenta fenômenos erosivos localizados especialmente em pequeno trecho de falésias sedimentares ativas.






Fonte: Ascom