quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vacina contra H1N1 está em falta em clínicas particulares de Campos

(Foto: Reprodução)
Enquanto a campanha de vacinação contra a H1N1 deste ano não começa na rede pública de saúde, muita gente tem procurado as clínicas particulares para garantir a imunização. Mas em Campos, na tarde desta quarta-feira (13), duas clínicas de vacinação estavam com o estoque da vacina zerado. O motivo é a escassez do material entre os fornecedores.

“Fizemos muitas doses da vacinação da vacina tetravalente para Influenza na semana passada, mas infelizmente o estoque acabou. Estamos aguardando a chegada de novo lote na próxima semana. No momento, há dificuldade das clínicas privadas em adquirir a vacina contra Influenza”, afirmou o médico infectologista Nélio Artiles, responsável por uma das clínicas de na cidade.

Campos tem três casos suspeitos de H1N1 e também há suspeita de que o vírus esteja em circulação na cidade. Segundo Nélio Artiles, todas as pessoas que quiserem se vacinar antes da chegada das doses oferecidas pelo governo ou aquele grupo que não faz parte da campanha de vacinação, pode procurar uma clínica particular quando o estoque estiver em dia.

“Desde que foi introduzida no mercado brasileiro houve uma limitação dos estoques pelos fabricantes. Ano passado muitas doses de vacinas em todo país foram desprezadas, pois a população se vacinou muito pouco. Com isto, talvez o planejamento dos fabricantes tenha sido limitado”.

O valor cobrado pela dose varia entre R$ 70 e R$ 120 reais, dependendo da clínica.








Fonte: Terceira Via