segunda-feira, 4 de abril de 2016

Atafona em Festa com Nossa Senhora da Penha

(Fotos: Ralph Braz | Blog  Pense Diferente)
Atafona iniciou na última quinta-feira (31) e finaliza nesta segunda-feira (4) suas celebrações em homenagem à padroeira da localidade – Nossa Senhora da Penha. Essa celebração é considerada uma das maiores do município e, anualmente, reúne centenas de pessoas devotas da santa – pessoas que moram em São João da Barra, e outras que saem de vários locais do Brasil. Esta segunda-feira no litoral sanjoanense será marcada por diferentes atividades, dentre elas uma alvorada (feita com a base musical da Banda União dos Operários) – que ficou marcada para as 5h- e uma missa campal, que começará às 10h e será celebrada pelo bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz, e cantada pela banda Flor do Carmelo.

Mas, antes da alvorada, os devotos de Nossa Senhora da Penha já iniciaram a programação desta segunda-feira, quando, às 2h, entraram em vigília de oração, na Igreja Nossa Senhora da Penha. É depois da vigília que iniciou a alvorada que percorreu as ruas centrais de Atafona. Às 11h30, haverá batizados; e às 17h os devotos sairão às ruas, na procissão terrestre que é muito tradicional naquela localidade.


O ponto alto do evento é a própria coroação de Nossa Senhora da Penha, que acontecerá às 20h30. Toda a programação em homenagem à santa é livre – tem entrada gratuita.

Na noite desta segunda-feira, também terá uma queima de fogos de artifício (marcada para começar às 20h45), e a descida do quadro da santa. A festividade deste ano finalizará à meia-noite desta segunda-feira.

As celebrações de Nossa Senhora da Penha incluem não apenas uma programação religiosa, mas também várias atividades esportivas, culturais e recreativas. 

A festa de Nossa Senhora da Penha é coordenada, em Atafona, pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com o apoio da própria Prefeitura.


A tradicional procissão fluvial aconteceu no último sábado, no conhecido “Porto da Penha”, onde também foi feita a coroação da santa.

Já o espetáculo “Auto da Maria”, que teve como tema “Maria, mãe da misericórdia”, aconteceu nesse domingo (3).

A programação desta segunda-feira também engloba um concurso de pipas, que começará às 12h, no Porto da Penha.

17h- Tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, percorrendo as principais vias da Praia de Atafona, acompanhada pelos inúmeros devotos e autoridades religiosas, civis e militares. “Atafona será mais uma vez… Um mar de Fé!”

20h30- Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha.

20:45h- Dom Divino

22h- Mistura Fina.

23h45- Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha; Queima de fogos.







Fonte: Folha da Manhã