quinta-feira, 7 de abril de 2016

Feijoadas e festas religiosas agitam o Quilombo da Fazenda Machadinha, em Quissamã

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)

A agenda de eventos e festas da Fazenda Machadinha, em parceria com a Prefeitura de Quissamã através da Coordenadoria de Cultura e Turismo, está repleta de atrações a partir de maio, com apresentações de danças, comemorações religiosas, e a gastronomia de pratos típicos e de artesanato feitos por moradores da comunidade. A próxima atividade festiva será a tradicional Feijoada da Liberdade – em comemoração ao dia 13 de maio, que será realizada no dia 21 de maio (sábado), às 11h com uma missa Afro. Logo a seguir, terá o almoço, mesas de discussões de políticas públicas para a comunidade Quilombola e oficinas. Para encerrar, o ascendimento da fogueira e a apresentação do grupo de Jongo Tambores de Machadinha, a partir das 20h.

Paralelo às festividades religiosas e gastronômicas que ocorrem na localidade ao longo do ano, acontece uma roda de Jongo de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, na Fazenda Machadinha. Este ano as atividades iniciaram em fevereiro, e para o mês de abril, será realizada nesta sexta-feira (8), e no dia 29. Em maio, a roda será nos dias 6 e 27; e em junho, dia 10 e 26. As datas para o segundo semestre ainda serão divulgadas.

Nos dias 17, 18 e 19 de junho, será a vez da Festa em Louvor a Santo Antônio. A festa se tornou tradição da comunidade por ser um dos santos, que segundo historiadores, era cultuado pelos escravos. A data da festa é definida de acordo com cada festeiro responsável, e a cada ano é um casal diferente que a organiza. Os festejos sempre começam numa sexta-feira e terminam num domingo, quando são celebrados missas e batizados na Capela local.

Ainda em junho, no dia 24, haverá a Festa em Louvor a São João Batista, na localidade do Sítio Boa Vista. São João Batista é o padroeiro da comunidade de Boa Vista (que faz parte do Quilombo Machadinha). A comemoração é somente religiosa, quando acontece missa e a procissão nas principais ruas da comunidade.

Já no segundo semestre, do dia 11 a 13 de novembro, acontecerá a Festa em Festa em Louvor à Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da comunidade da Fazenda Machadinha. A festa acontece durante três dias: nos dois primeiros, acontecem shows locais, apresentação de grupos culturais; e no domingo, acontece a missa, às 11h. Logo após, será servido um bolo para as pessoas que participaram da missa, que já é uma tradição local.

Também em novembro, será realizada a Feijoada Cheiro de Cici, no dia 20 – em comemoração ao Dia da Consciência Negra, em Machadinha. O evento leva o nome Cheiro de Cici, em homenagem a dois grandes mestres do jongo de Machadinha, Dona Cheiro e Seu Cici, já falecidos. A festa inicia com um almoço na comunidade, e será cobrado um pequeno valor para ajuda de custo para o grupo de jongo local. Na sequência, haverá uma roda de jongo, além de outras apresentações culturais.

E para encerrar o calendário de 2016, haverá nos dias 16,17 e 18 de dezembro, Festa em Louvor à Santa Luzia, que será comemorada em três dias através de apresentações de grupos culturais locais, com uma missa a ser realizada no último dia da festa.

O presidente da Associação de Remanescentes do Quilombo Machadinha, Wagner Nunes, destaca que as atividades que estão acontecendo e que ainda acontecerão estão sendo desenvolvidas através da parceria entre a Associação, do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, com o apoio da Coordenadoria de Cultura e Turismo, do Projeto Prospecção em Territórios Criativos UFF/MinC e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

"As ações visam fortalecer os arranjos culturais locais, possibilitando aos moradores uma visão macro para a implementação do turismo de base comunitária e a geração de renda para os atores culturais", afirmou Wagner.