segunda-feira, 15 de julho de 2013

SANTA CASA DE CAMPOS PODE SER INTERDITADA


(Foto: Ralph Braz)

A Santa Casa de Misericórdia de Campos, entidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é alvo de denúncia de médicos plantonistas do Centro de Terapia Intensiva (CTI) insatisfeitos com suas condições de trabalho. O problema, que envolve profissionais e Provedoria da instituição, foi postado no blog Gustavo Matheus, hospedado na Folha Online. Segundo o que apurou o blog, depois que o grupo denunciou a instituição na secretaria municipal de Saúde, os mesmos teriam sido demitidos pelo provedor do hospital, Benedito Marques, e agora estão em litígio. Se a denúncia for comprovada, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Makhoul Moussalem, admite que pode pedir a interdição da instituição.


Por conta do litígio dos plantonistas com a Santa Casa, uma audiência está marcada para próxima quinta-feira, às 17h, no Ministério do Trabalho, para tentar resolver o impasse entre administradores e médicos, além de representantes da secretaria de Saúde. Ainda de acordo com o blog de Gustavo Matheus, a Prefeitura estaria em dia com o repasse da verba, mas, como pelo sistema Pleno (quando o repasse é feito diretamente aos administradores, os deixando responsáveis pelo pagamento das distribuidoras, funcionários e empresas), os pagamentos não estariam sendo realizados aos funcionários, segundo os mesmos. A denúncia aponta que até mesmo equipamentos básicos de atendimentos médicos estariam em falta. Um comunicado teria sido liberado por uma empresa responsável pela distribuição de marca-passo, informando atraso no pagamento e que por isso o aparelho não seria mais entregue, o que teria revoltado os profissionais.


O presidente do Cremerj, Makhoul Moussalem (PT), disse acreditar que a postura dos administradores da Santa Casa é digna de interdição, caso seja comprovado o déficit estrutural alegado pelos médicos. “O que vem ocorrendo é inadmissível. Como você troca uma equipe médica e mantém as mesmas condições desumanas de trabalho. O que eu posso fazer é realizar uma fiscalização e, se for constatado o conteúdo da denúncia, interditar a Santa Casa”.



Fonte: Folha da Manhã