quarta-feira, 3 de julho de 2013

PROCON INUTILIZA MAIS DE 2 MIL PRODUTOS VENCIDOS EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos), com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Publica, inutilizou nesta quarta-feira (3) mais de 2 mil produtos que foram apreendidos por estarem com a data de validade vencida ou adulterados. A ação de descarte e aterramento foi realizada no Aterro Sanitário de Conselheiro Josino.

- Alguns destes produtos tinham prazo de validade vencido superior a três anos, o que demonstra que boa parte dos fornecedores não está cumprindo fielmente as normas regulamentares – pontua a secretária de Defesa do Consumidor, Rosângela Tavares.


O trabalho do Procon foi desenvolvido em todos os cantos do município. Foram fiscalizados tanto os pequenos, como médios comerciantes e grandes redes de supermercados, com um total de 25 empresas autuadas administrativamente. O descarte desta quarta-feira foi acompanhado por representantes das empresas autuadas.

A secretária Rosangela Tavares lembra que ainda está m vigor em vigor o acordo firmado com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, que garante ao consumidor que encontrar um produto vencido na área de venda do estabelecimento, a troca por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso. O órgão conta com a participação da população campista, denunciando sempre que encontrar algum produto em condições impróprias.

Segundo Rosangela, os comerciantes devem ser mais cuidadosos na oferta de seus produtos, evitando expor ao consumidor mercadorias com qualidade duvidosa. “Esperamos que os fornecedores melhorem seus procedimentos, criando mecanismos que não permitam a comercialização de produtos vencidos, adulterados, avariados ou fraudados. A nossa fiscalização será firme na repressão a esta prática nociva aos bons costumes”, destaca.

O consumidor pode denunciar as irregularidades ao Procon, pelos telefones 151 e (22) 2725-6474 e noticiar o fato. O departamento de fiscalização será acionado para efetuar as diligências necessárias.

As denúncias poderão ser feitas também na sede do Procon, na Avenida José Alves de Azevedo, 236, Centro, ou pelo e-mail do órgão proconcampos.atendimento@gmail.com


Fonte: SECOM