Mostrando postagens com marcador SANTA CASA de Campos pode ser interditada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SANTA CASA de Campos pode ser interditada. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SANTA CASA DE CAMPOS PODE SER INTERDITADA


(Foto: Ralph Braz)

A Santa Casa de Misericórdia de Campos, entidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é alvo de denúncia de médicos plantonistas do Centro de Terapia Intensiva (CTI) insatisfeitos com suas condições de trabalho. O problema, que envolve profissionais e Provedoria da instituição, foi postado no blog Gustavo Matheus, hospedado na Folha Online. Segundo o que apurou o blog, depois que o grupo denunciou a instituição na secretaria municipal de Saúde, os mesmos teriam sido demitidos pelo provedor do hospital, Benedito Marques, e agora estão em litígio. Se a denúncia for comprovada, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Makhoul Moussalem, admite que pode pedir a interdição da instituição.


Por conta do litígio dos plantonistas com a Santa Casa, uma audiência está marcada para próxima quinta-feira, às 17h, no Ministério do Trabalho, para tentar resolver o impasse entre administradores e médicos, além de representantes da secretaria de Saúde. Ainda de acordo com o blog de Gustavo Matheus, a Prefeitura estaria em dia com o repasse da verba, mas, como pelo sistema Pleno (quando o repasse é feito diretamente aos administradores, os deixando responsáveis pelo pagamento das distribuidoras, funcionários e empresas), os pagamentos não estariam sendo realizados aos funcionários, segundo os mesmos. A denúncia aponta que até mesmo equipamentos básicos de atendimentos médicos estariam em falta. Um comunicado teria sido liberado por uma empresa responsável pela distribuição de marca-passo, informando atraso no pagamento e que por isso o aparelho não seria mais entregue, o que teria revoltado os profissionais.


O presidente do Cremerj, Makhoul Moussalem (PT), disse acreditar que a postura dos administradores da Santa Casa é digna de interdição, caso seja comprovado o déficit estrutural alegado pelos médicos. “O que vem ocorrendo é inadmissível. Como você troca uma equipe médica e mantém as mesmas condições desumanas de trabalho. O que eu posso fazer é realizar uma fiscalização e, se for constatado o conteúdo da denúncia, interditar a Santa Casa”.



Fonte: Folha da Manhã