quinta-feira, 13 de junho de 2013

SANTA CASA DE CAMPOS SUSPENDE CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE SJB POR FALTA DE PAGAMENTO

(Fotos: Ralph Braz)

Em entrevista ao SJBARRANEWS, o secretário de Saúde de São João da Barra, Nelson Patrício, informou que o convênio com a Santa Casa está provisoriamente cancelado desde o dia 28 de maio por iniciativa da própria Instituição. Isso ocorreu devido à falta de prestação de contas da Santa Casa de Campos desde o mês de janeiro, que segundo a Controladoria e Tribunal de Contas de SJB, os valores cobrados, não estariam corretos.

Desta forma, a medida fez com que alguns exames e cirurgias de alta complexidade também fossem suspensos. O secretário deixou claro que a prefeitura de SJB tem os recursos liberados, mas tem que pagar o justo. 

Os exames e cirurgias mais complexos estão sendo realizados até em hospitais e clínicas particulares, com encaminhamento da prefeitura de SJB, uma vez que não haja vagas disponíveis no SUS. 
O acerto do convênio seria a primeira meta a alcançar, mas depende de reuniões e da Santa Casa de Campos, já que seria a única unidade filantrópica da Região de Campos apta para atender às necessidades do nosso município - ressaltou. 


Nesta segunda-feira (10), foram realizadas reuniões com os respectivos responsáveis da Santa Casa de Campos (pela manhã) e da Santa Casa de SJB (à tarde), para acertarem a questão do convênio, entretanto, de acordo com o secretário ficaram algumas questões pendentes, que serão discutidas em reuniões ainda esta semana. 

Segundo o secretário dentre as medidas tomadas, tem como prioridade a organização da administração e dos diversos setores da saúde como a compra de remédios do primeiro lote que já foram entregues. Ainda como medida definitiva, com previsão de entrega no próximo dia 17, estaria o projeto piloto de informatização do cadastro de pacientes do Centro de Emergência, a criação de novas normas de planejamentos, instalação de pontos eletrônicos e câmeras de segurança e escalas de trabalho que serão implantadas em cada sala, consultórios e setores informando os horários e o dia de atuação dos funcionários. 

Além destas modificações, está sendo feito também o recadastramento de médicos e funcionários em geral da Saúde para ajudar no levantamento total de servidores atuantes. 

Nelson informou, ainda, que muitos médicos de SJB que foram direcionados para o convênio da Santa Casa de Campos na gestão anterior e que estariam reclamando da falta de pagamento estarão sendo retomados para Santa Casa de SJB. Segundo ele, os atrasos ocorreram devido à paralização do convênio. 




Fonte: SJBarraNews