Mostrando postagens com marcador SANTA CASA DE CAMPOS SUSPENDE CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA. Santa Casa de SJB. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SANTA CASA DE CAMPOS SUSPENDE CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA. Santa Casa de SJB. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA DEVE R$ 7 MILHÕES À SANTA CASA DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Um grande mistério ronda o governo do prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins (PMDB), o Neco, que há oito meses não efetua o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 7 milhões com a Santa Casa de Misericórdia de Campos. O vereador Carlos Machado Silva (PT do B), o Kaká, bem como o resto da oposição, busca decifrar o enigma, mas o que consegue é chegar à suspeição de que a prefeitura está mesmo "quebrada". "Disso podemos tirar a seguinte conclusão: ou o governo Neco está perdido ou a prefeitura está mesmo quebrada. Se for a segunda opção, cabe a nós a seguinte indagação: onde foi parar a receita de milhões em royalties que jorram o tempo inteiro nos cofres da prefeitura, com tantas obras paralisadas, algumas delas há quatro anos sem que alguém dê uma explicação? Hoje um mistério muito grande ronda o governo Neco", concluiu Kaká. 

Neco disse que, ao contrário do que fora afirmado nos meios de comunicação do município, "o contrato assinado entre a prefeitura e a Santa Casa de Campos existe".

O vereador obteve uma cópia do documento, assinado pelo prefeito, a ex-secretária municipal de Saúde do município, Lúcia Regina Machado Pessanha, e o provedor da Santa Casa de Campos, Benedito Marques, em 02/01/2013. O valor do convênio assinado é de mais de R$ 17 milhões (17.192.060,40).

A reportagem de O Diário entrou em contato com a prefeitura de São João da Barra, porém, até o fechamento dessa edição nem o prefeito Neco, ou a sua assessoria, se pronunciaram sobre as novas denúncias do vereador Kaká.

Direção da santa casa será convocada

Segundo Kaká, que participou na ultima quarta-feira do programa Debates da Diário, da Rádio Diário FM, a pendência com a Santa Casa de Campos só tem feito piorar a já crítica situação da Saúde no município, que não possui hospital municipal, e postos de saúde estão com obras em atraso. 

Nesta quinta-feira, na sessão da Câmara Municipal, o vereador entrou com um requerimento onde pede a convocação de diretores da instituição hospitalar de Campos a fim de prestar esclarecimentos. "Deus queira que seja resolvido esse impasse e que os serviços voltem a ser prestados. O que não podemos é deixar nosso povo passando por essa dificuldade. O cancelamento ou suspensão do convênio fez com que fosse interrompido os serviços de simples exames, operações ou internação". 

De acordo com Kaká, a situação da prefeitura já resulta na estagnação da economia do município com os investimentos públicos paralisados. "São obras aguardando conclusão e empresários cobrando dividas através da mídia, enquanto outros se lamentam... São dividas com a Santa Casa de Campos, com a Santa Casa de São João da Barra que já vai para três meses sem receber", declarou o vereador.



Fonte: O Diário
 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

SANTA CASA DE CAMPOS SUSPENDE CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE SJB POR FALTA DE PAGAMENTO

(Fotos: Ralph Braz)

Em entrevista ao SJBARRANEWS, o secretário de Saúde de São João da Barra, Nelson Patrício, informou que o convênio com a Santa Casa está provisoriamente cancelado desde o dia 28 de maio por iniciativa da própria Instituição. Isso ocorreu devido à falta de prestação de contas da Santa Casa de Campos desde o mês de janeiro, que segundo a Controladoria e Tribunal de Contas de SJB, os valores cobrados, não estariam corretos.

Desta forma, a medida fez com que alguns exames e cirurgias de alta complexidade também fossem suspensos. O secretário deixou claro que a prefeitura de SJB tem os recursos liberados, mas tem que pagar o justo. 

Os exames e cirurgias mais complexos estão sendo realizados até em hospitais e clínicas particulares, com encaminhamento da prefeitura de SJB, uma vez que não haja vagas disponíveis no SUS. 
O acerto do convênio seria a primeira meta a alcançar, mas depende de reuniões e da Santa Casa de Campos, já que seria a única unidade filantrópica da Região de Campos apta para atender às necessidades do nosso município - ressaltou. 


Nesta segunda-feira (10), foram realizadas reuniões com os respectivos responsáveis da Santa Casa de Campos (pela manhã) e da Santa Casa de SJB (à tarde), para acertarem a questão do convênio, entretanto, de acordo com o secretário ficaram algumas questões pendentes, que serão discutidas em reuniões ainda esta semana. 

Segundo o secretário dentre as medidas tomadas, tem como prioridade a organização da administração e dos diversos setores da saúde como a compra de remédios do primeiro lote que já foram entregues. Ainda como medida definitiva, com previsão de entrega no próximo dia 17, estaria o projeto piloto de informatização do cadastro de pacientes do Centro de Emergência, a criação de novas normas de planejamentos, instalação de pontos eletrônicos e câmeras de segurança e escalas de trabalho que serão implantadas em cada sala, consultórios e setores informando os horários e o dia de atuação dos funcionários. 

Além destas modificações, está sendo feito também o recadastramento de médicos e funcionários em geral da Saúde para ajudar no levantamento total de servidores atuantes. 

Nelson informou, ainda, que muitos médicos de SJB que foram direcionados para o convênio da Santa Casa de Campos na gestão anterior e que estariam reclamando da falta de pagamento estarão sendo retomados para Santa Casa de SJB. Segundo ele, os atrasos ocorreram devido à paralização do convênio. 




Fonte: SJBarraNews