quinta-feira, 6 de junho de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA 377 ANOS DE FUNDAÇÃO

(Fotos:Ralph Braz)

São João da Barra comemora o dia de fundação da Vila de São João da Praia, amanhã dia 06, com evento cultural organizado pela secretaria de Educação e coordenação geral de Cultura, para recordar à data em que o povoamento de São João Batista da Paraíba do Sul foi elevado à Vila de São João da Praia, exatamente no dia 06 de junho de 1676.

E para dar início à programação na manhã desta quarta-feira, 05, o marco simbólico que remonta a chegada de Lourenço do Espírito Santo e sua comitiva à sede do município de São João da Barra em 1630, passou por limpeza e jardinagem na Praça São João Batista. 

São 337 anos em que a cidade começou sua organização administrativa e seu ordenamento de território com as cobranças dos famosos "direitos de foro", pelos então funcionários designados pela Coroa Portuguesa, que trabalhavam através do surgimento das Casas da Câmara e Cadeia.



A abertura oficial do evento está marcada para 18h, no Palácio Cultural Carlos Martins, com a presença da secretária de Educação, da diretora do Palácio Cultural, da diretora do Centro Cultural Narcisa Amália,  e do guia em Turismo e assessor Cultural, André Pinto, que farão um city tour com estudantes da rede pública municipal de ensino aos três atrativos históricos, com término na Casa de Cultura João Oscar.



Haverá na programação um esquete a ser apresentado pelos estudantes do curso de teatro do Palácio Cultural, que trata da vinda de pescadores de Cabo Frio liderados por Lourenço do Espírito Santo, e que fundaram o primeiro núcleo de povoamento efetivo do Norte Fluminense em 1622, em Atafona, e em seguida, a fundação do povoamento de São João Batista da Paraíba do Sul, em 1630.


Já no Centro Cultural Narcisa Amália, será falado do espaço como antigo mercado e resumo da vida desta poetisa. Na Casa de Cultura João Oscar vão conhecer fatos históricos relevantes na Vila de São João da Praia, visitando os manequins de época, documentos antigos e pequena exposição de moedas, algumas curiosas como a que comemora o 1º Centenário da Independência do Brasil, no valor de 1.000 Réis, entre outras curiosidades.


Fonte: Secom