segunda-feira, 17 de junho de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA 163 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

(Fotos: RALPH BRAZ)

O município de São João da Barra, comemora nesta segunda-feira (17/06), 163 anos de elevação a categoria de cidade, mas a história da cidade começou em 1622, quando pescadores de Cabo Frio se transferiram, em Atafona. Como o local era muito rico em pescado, o grupo resolveu se fixar e iniciaram o povoamento daquela área.



O município conta com diversas atrações turísticas, como as praias de Grussaí, Chapéu do Sol, Açu e as do distrito de Atafona, conhecido pelas ruínas das construções transgredidas pelo mar, tornando submersas algumas ruas da região.




História
Até a chegada dos portugueses ao Brasil, no século XVI, toda a região da foz do Rio Paraíba do Sul era ocupada pelos índios goitacá. A partir de 1630, a região passou a ser colonizada por pescadores provenientes de Cabo Frio. Data, dessa época, a construção da Ermida de São João Batista, que daria origem à Vila de São João Batista da Barra. 




No século XVIII, a vila tornou-se um importante ponto de passagem para o açúcar proveniente de Campos dos Goyitacazes em direção a Salvador. Em 17 de junho de 1850, a vila foi elevada à condição de cidade por decreto do imperador brasileiro dom Pedro II. Após um período de decadência durante a maior parte do século XX, a cidade voltou a prosperar com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos no final desse século.





Patrimônios Culturais e Turísticos

Igreja de São João Batista
Igreja de Nossa Senhora da Penha
Igreja de São Pedro
Igreja de São Benedito
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes



Palácio Cultural Carlos Martins
Cine Teatro São João
Centro Cultural Narcisa Amália
Antiga Casa da Câmara e Cadeia Municipal
Estação das Artes Derly Machado
Igreja de Santo Amaro
Cais do Imperador
Cais da Imperatriz
Cais do Alecrim



Ruínas do Trapiche
Solar do Comendadador André Gonçalves da Graça (atual Fórum)
Delta do Rio Paraíba do Sul
Ruínas de Atafona
Praia Fluvial do Viana
Usina Barcelos
Palmeiras Imperiais
Estação de trem da extinta Companhia da Leopoldina Railway, em de Atafona