terça-feira, 18 de junho de 2013

MENINO MORRE COM SUSPEITA DE MENINGITE EM CAMPOS

(Foto: Folha da Manhã)

Após uma semana da morte de uma menina de nove anos com suspeita de meningite em Campos, outra criança faleceu na noite de ontem (17) com suspeita da mesma doença. Murilo Rangel, de 1 ano e quatro meses, morreu no Hospital Ferreira Machado (HFM), horas depois de ter dado entrada na unidade de saúde com suspeita de meningite. Se confirmado, este será o segundo caso da doença registrado neste ano, em Campos, sendo o primeiro caso de meningite bacteriana, onde há risco de transmissão.

De acordo com a tia da vítima, Genaina Rangel Ferreira, a criança, estaria com sintomas parecidos com o de gripe. Na última terça-feira (11), o menino teria até saído mais cedo da creche onde estuda, em Campo Novo, devido à febre alta. “Na semana passada minha irmã, que é a mãe dele, tinha levado ele na UPA, e o médico até teria falado em internar, mas depois ele foi liberado. Ontem (segunda), devido à febre alta e moleza no corpo, levamos de novo na UPA e, lá, depois de alguns exames, eles falaram que poderia ser meningite, porque ele tinha dificuldade de encostar o queixo no peito, então ele foi transferido para o HFM, mas já era tarde”, lamentou a tia.



Na creche onde o menino estudava as aulas tiveram de ser suspensas durante todo o dia, onde foram distribuídos medicamentos para os 80 alunos da unidade e os 20 funcionários. A família da vítima também será medicada, mas de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o atendimento deles será feito direto na secretaria de Saúde. “As medidas estão sendo tomadas, tanto os alunos quanto os funcionários estão sendo medicados. A vacina demora 14 dias para fazer efeito, por isso o uso dos medicamentos neste caso de urgência”, explicou o secretário.

As aulas da Creche Monteiro Lobato onde Murilo estudava, devem retornar apenas na quinta-feira, assim que todos forem devidamente medicados. Para a avó de uma das alunas, é importante que tanto a direção da escola quanto a secretaria de saúde garantam a segurança das crianças no local. “Nós ficamos preocupados, como que as crianças vão voltar a estudar com essa incerteza?” questionou a dona de casa, Elma Abreu, de 64 anos.

Na localidade, o clima era de muita comoção devido ao acontecido. No velório, parentes e amigos, muito emocionados se despediram do pequeno Murilo. Muito emocionada, a mãe da criança preferiu não falar com a imprensa. O enterro aconteceu às 16h, no cemitério de Barcelos.O primeiro caso da doença aconteceu há uma semana, quando a menina, Nicolle Manhães, de 9 anos, faleceu com meningite do tipo pneumococo, que não oferece risco de transmissão. A menina deu entrada no Hospital Geral de Guarus (HGG) por volta das 12h e 30 da sexta-feira (7) após se queixar de dores de cabeça. Antes disso, na madrugada da quinta-feira (6) ela ainda teria apresentado febre mas que desapareceu depois de ter tomado um remédio.


Fonte: Folha da Manhã