sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Exposição “Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória”: 200 anos de nascimento


Os novos espaços expositivos do Museu Imperial seguem abertos à visitação, reunindo acervos e narrativas dedicadas à memória de Dom Pedro II.


Entre eles destaca-se a Nova Sala do Traje, onde está exposto o Traje Majestático, conjunto utilizado por Dom Pedro II em cerimônias oficiais, estreado na coroação de 1841 e empregado ao longo de todo o seu reinado. O traje reúne peças de elevado valor simbólico e histórico, como o manto confeccionado por Rosa Alexandrina de Lima; a murça originalmente produzida para a sagração de Dom Pedro I, em 1822; a veste bordada com fios e lantejoulas de ouro; as luvas e sapatos de cetim branco; e a Ordem da Rosa, distinção criada por Dom Pedro I em 1829.


Também em cartaz está a exposição “Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória”. Com mais de 100 peças do acervo institucional, entre objetos, documentos e registros inéditos, a mostra revisita a trajetória do imperador a partir das múltiplas camadas da memória.

Entre os destaques estão cadernetas recentemente restauradas, além de diários e documentos de viagem reconhecidos pela Unesco como patrimônio documental da humanidade.


Os novos espaços estão abertos à visitação no Palácio, de terça a domingo, incluindo feriados (exceto Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo), das 10h às 18h.

A exposição “Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória” estará disponível na Sala de Exposições Temporárias do Museu Imperial, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. O agendamento para grupos escolares pode ser feito pelos telefones (24) 98142-0030 e (61) 3521-4455, de segunda a sexta, das 8h às 18h.