(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Museu Imperial, unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus/Ministério do Turismo, possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II, reunindo cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. Desde sua abertura ao público, em março de 1943, o Complexo do Palácio Imperial de Petrópolis já recebeu mais de 18 milhões de visitantes.
Em 2019 o Museu Imperial atingiu seu recorde histórico de público, com um total de 446.932 pessoas entre visitantes, participantes de eventos e pesquisadores presenciais.
O surgimento do espetáculo Som e Luz, em 2002, e da dramatização Um Sarau Imperial, em 2007, contribuiu para o aumento da visitação ao complexo. No último ano, 35.224 pessoas assistiram às atrações.
Com cerca de 250 mil documentos, o Arquivo Histórico do Museu Imperial recebeu, em 2019, 224 pesquisadores presenciais. Outro setor muito requisitado para pesquisas é a Biblioteca, que possui um acervo de 60 mil títulos de história do Brasil, biografias e artes, e, no ano passado, foi consultada por 940 pessoas.
Fonte: Tribuna de Petrópolis