(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Faltando quatro meses para as eleições, o governo Rosinha resolveu apostar na propaganda. O Diário Oficial dessa quarta (1) trouxe o Decreto nº 138/2016, que dispõe sobre crédito adicional suplementar. Com recursos obtidos por conta da “venda do futuro”, que vai deixar parcelas até 2026, a Prefeitura de Campos irá destinar R$ 1 milhão para campanhas publicitárias da superintendência de Comunicação.
De acordo com a legislação eleitoral, que sofreu alterações no ano passado, as despesas com publicidade não podem exceder a média dos gastos no primeiro semestre dos três últimos anos que antecedem o pleito. Nos últimos três anos o governo Rosinha gastou R$ 29 milhões com propaganda. Entre 2009 e 2015 os gastos ficaram em R$ 72 milhões. No ano de 2014, quando Anthony Garotinho disputou o governo do estado, a previsão de gastos com publicidade foi destaque no jornal “Extra”. Na época, o governo previu gastos de até R$ 15 milhões.
Na visão do vereador Rafael Diniz (PPS), membro da bancada de oposição, o governo “vendeu o futuro e agora quer vender ilusão”.
— Este grupo é especialista em maquiagem. Nossa cidade está quebrada, vão deixar juros milionários por conta de empréstimos, e ainda usam o dinheiro para fazer propaganda. Venderam o futuro e agora querem vender ilusão — disse Rafael Diniz, que destacou a falta de investimentos em outras áreas. “Em sete anos foram mais de R$ 70 milhões com propaganda. Já a Agricultura ficou com R$ 22 milhões. Esse governo ignorou vocações históricas e não investiu em ciência, tecnologia e inovação. Isso sem falar na situação caótica de áreas como Saúde e Educação. Agora, vão apostar na maquiagem e quem vai pagar a conta é a população”, dispara Diniz.
Para os gestores da Prefeitura, os gastos com propaganda não são altos. De acordo com a atual gestão, a Prefeitura gasta 0,6% de seu Orçamento com divulgação, contra uma média de 2% da iniciativa privada.
Fonte: Folha da Manhã