Considerado um item comum do vestuário contemporâneo, o calçado esportivo teve uma interessante história ao longo dos anos. Tendo um dos seus mais antigos relatos na Antiguidade Clássica, os calçados esportivos têm uma relação direta com as primeiras competições gregas. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, os atletas costumavam percorrer os trajetos descalços. Feitas a partir de couro, os primeiros competidores a utilizarem esse acessório acabaram popularizando o uso de sandálias.
No século XIX, o inventor norte-americano Wait Webster fabricou as primeiras palmilhas de borracha. Além de aumentar a adesão do sapato ao solo, o novo adereço diminuía significativamente o impacto causado pela prática esportiva. Entre 1860 e 1870, duas outras modificações apresentaram um esboço dos calçados esportivos conhecidos atualmente. O invento dos cadarços e da sapatilha, originalmente desenvolvida para a prática do ciclismo, oferecia grandes vantagens aos praticantes de esportes.
O desenvolvimento dos esportes e o “boom” da Revolução Industrial abriram portas para a criação da primeira empresa especializada em calçados esportivos. Em 1890, a Reebook foi criada pela família do empresário Joseph William Foster. Já no século XX, o aparato tecnológico da Primeira Guerra Mundial estabeleceu a criação de calçados impermeáveis feitos a partir de lona. O novo material propiciou maior conforto aos atletas e diminuiu o peso do tênis esportivo.
No início da década de 1900 a Spalding produziu o primeiro calçado designado especificamente para a prática desportiva nos Estados Unidos. Os atletas utilizavam-no para a competição e era constituído por uma sola e uma estrutura superior, ambas em couro macio, com atacadores.
Nos últimos anos, várias empresas disputam esse valoroso mercado. Na década de 1980, a empresa Nike inundou o mercado com uma linha popular de calçados esportivos. Ultimamente, as empresas vinculam suas marcas a atletas famosos e equipes esportivas. Além de popularizarem a prática esportiva, esse tipo de calçado reformulou a estética desse acessório do nosso vestuário.
Ele saiu das academias, das pistas de corridas e das quadras de vários esportes e ganhou as ruas e os guarda-roupas dos mais modernos.
A tendência esportiva segue em alta nesta temporada!
Graças a ela, os tênis estão cada vez mais presentes nos looks dos moderninhos de plantão, tanto nas
produções casuais...
... quanto nos looks mais clássicos.
Agora, entre os sapatos que vão lotar as lojas em 2015, o tênis Iate ganha corrida entre os modelos mais confortáveis. O calçado com sola de borracha branca ou colorida e reta, clássico do look despreocupado, tem os cadarços substituídos por tiras de elástico nas laterais. Para quem acha que o tênis é muito da turma do skate, selecionamos ideias para aderir ao Iate – que agora ganha estampas, aplicações e material metalizado.
Aqui vão algumas dicas de como usar o Tênis Iate:
Iate Preto - sóbrio, compõem looks monocromáticos, coloridos, casuais e clássicos, por serem super básicos.
Iate Oncinha - faz boa companhia para looks neutros e com estampas.
Com saias o tênis também funciona bem com modelos mais curtos e mídi.
Uma dica super importante: Mas vale sempre observar o seu corpo, principalmente quando for mostrar às pernas usando iate.
"Por cobrir o peito do pé, o tênis achata a silhueta de quem tem perna e tornozelo grosso" Enfim...
Deixe suas produções mais confortáveis e cool usando peças de roupas com detalhes das cores ou estampas presentes no modelo do tênis. Inspire-se nas imagens que separei para você montar o seu look confortável e cheio de estilo!