(Foto: Ralph Braz) |
Um vídeo postado por um internauta em rede social na última terça-feira (14) mostra dezenas de ambulâncias com logo da Prefeitura de Campos paradas no pátio da antiga Comauto, próximo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). As imagens já tiveram quase sete mil visualizações e retratam vários tipos de veículos expostos ao tempo. Também de um internauta chega outra denúncia sobre o mesmo assunto, mas que relata a falta de ambulâncias em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Questionada pela Folha da Manhã, as assessorias da secretaria municipal de Saúde e da prefeitura não se manifestaram até o fechamento da edição.
No vídeo são dezenas de ambulâncias, de vários tipos, aparentemente se deteriorando com o tempo. O assunto não é exatamente novidade. Em dezembro último, a Folha também trouxe matéria mostrando que cerca de 30 ambulâncias — número menor que as do vídeo — estavam paradas no mesmo local, muitas delas em estado precário. Em alguns veículos que, aparentemente, não estavam em estado de uso, havia, ainda, avisos como “aguardando peça” e “retificação de motor” afixados nos vidros.
O vereador Fred Machado, que teve o vídeo compartilhado em rede social, falou sobre o assunto.
— Isso mostra o descaso com a população, com a saúde e cada vez mais a situação nebulosa da contratação dessas empresas. Deixa no ar uma interrogação. Será que elas (as empresas) ganharam tanto que não se importaram em pegar os carros de volta? Será que existe uma ação judicial sobre isso? Se eles (a prefeitura) tem resposta por que não falam? — questionou.
Segundo informações extra-oficiais, as ambulâncias paradas seriam das duas empresas que atenderam no município: GAP e Nova Master. Agora, a empresa que ganhou a licitação e que está à frente do setor de ambulâncias é a Prime.
UBSs sem transporte para pacientes
Enquanto há dezenas de ambulâncias paradas, um internauta enviou denúncia de falta desses veículos em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS): “Umas delas é do Parque Aurora. Segundo uma denúncia, os motoristas estão parados na secretaria sem trabalhar”, disse o internauta.
Uma equipe da Folha percorreu, quinta-feira (16) pela manhã, algumas UBSs e constatou a denúncia: No Parque Aurora realmente não havia ambulância. No IPS, o veiculo existente estaria com defeito, segundo informações. No Turf, a ambulância seria a mesma que atende o bairro da Penha. No Parque Jóquei Clube, havia ambulância, porém o familiar de um paciente afirmou que não funciona. A prefeitura também não respondeu a este questionamento.
Para lembrar — A novela das ambulâncias em Campos começou com a empresa “fantasma” GAP Comércios e Serviços Especiais, cujo contrato foi rescindido em junho de 2013, após uma série de denúncias divulgadas pela revista Época. Depois da GAP, a prefeitura firmou contrato com a Nova Master em dezembro de 2013. Porém, o contrato também foi rescindido no dia 21 de maio de 2014. Em dezembro do mesmo ano, começou a atuar em Campos a Prime, que tem veículos próprios.
Fonte: Folha da Manhã