(Fotos: Ralph Braz) |
Neste domingo(28/09), vários carros estavam circulando na faixa de areia da praia de Grussaí, desrespeitando a Lei, como podem ver nas fotos.
Antes, havia muita dificuldade para controlar o acesso de motoristas porque eles não podiam ser multados, já que a Guarda Civil Municipal passava por um processo de reformulação. Mas o Sistema Nacional de Trânsito deu autorização para a aplicação de multas.
Segundo ambientalistas, a circulação de carros coloca em risco a sobrevivência de espécies, como as tartarugas, que desovam na areia. Além disso, existe o problema da formação de dunas e a areia vai sendo levada pelo vento e avançando sobre as casas.
A proibição de circulação de veículos na faixa de areia é também uma medida que visa garantir o equilíbrio do ecossistema e a reprodução e perpetuação das espécies vegetais e animais da região, como as tartarugas que se reproduzem nas praias de São João da Barra. A determinação está prevista nos artigos 2º, parágrafo único, e 187, inciso 1º, da lei 9.503/97 (CTB).
Quem for multado terá prazo legal para apresentação da defesa prévia à Junta Administrativa de Recurso Infracional (Jari), que funciona na secretaria de Transportes e Trânsito, e também ao Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Cetran).
Fonte: Blog Pense diferente