Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vai ter táxis adaptados para pessoas com deficiência. Serão seis carros do tipo minivan, com 5 portas. Eles terão plataforma elevatória e fixador de cadeira de rodas. A tarifa será a mesma cobrada pelos táxis comuns. A cidade tem 62 mil pessoas com algum tipo de deficiência.
A CPTrans vai convocar os 535 taxistas do município. Eles têm preferência no preenchimento das seis vagas. O problema é o investimento: para comprar o carro de 5 portas e fazer adaptação o custo pode chegar a R$ 90 mil. Se os taxistas não preencherem as vagas a CPTrans vai abrir concorrência pública.
O projeto não é novidade. No ano passado, um processo licitatório chegou a ser aberto para que empresas oferecerem os veículos adequados às necessidades dos passageiros, mas logo depois foi interrompido porque, segundo o governo atual, havia irregularidades no contrato. Nesta semana, foi publicado um decreto municipal para fazer com que a ideia saia do papel.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Petrópolis informou que a convocação dos taxistas credenciados na cidade vai ser na semana que vem. Os interessados terão 30 dias para procurar a CPTrans. Informou também que os veículos adaptados devem estar em circulação em até três meses.
Fonte: G1/ Inter TV