domingo, 12 de junho de 2022

Previsão de 8°C: chegada de nova frente fria e a proximidade do inverno em Petrópolis

(Foto: Ana Kutter)

Ainda faltam nove dias para a chegada do inverno, que começa oficialmente no dia 21 de junho, no entanto, o frio intenso já está marcando presença desde a última sexta-feira (10) no Estado do Rio de Janeiro, principalmente na Região Serrana. Em Petrópolis, as temperaturas despencaram nos últimos dias e, segundo os dados do Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas, os termômetros devem chegar a 08°C nos últimos dias de outono e as condições do tempo devem ficar instáveis no município. Isso ocorre devido ao avanço de uma nova frente fria à Região Sudeste.

“Um ar frio de origem polar se está se espalhando com forte intensidade sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do país. A previsão é de que quase todas as áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo Costa Verde e Região Serrana, passem os próximos dias com o tempo chuvoso. Neste domingo o sol até pode aparecer durante a manhã, mas o predomínio será de tempo nublado”, pontua Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

Em Petrópolis, o declínio na temperatura deve ocorrer até essa segunda-feira (13). Para este domingo a mínima prevista, de acordo com os meteorologistas, é de 12°C e a máxima de 19°C. O dia será de sol com muitas nuvens e pode chover a qualquer momento. Já na segunda, o frio será ainda mais intenso, com termômetros chegando a 08°C. A máxima não passa dos 17°C, contudo, não há previsão de chuva. O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer.

Em Boletim Meteorológico divulgado na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ações Voluntárias destacou que as equipes “seguem acompanhando as condições do tempo e novos informes podem ser emitidos ao longo do período.” A população deve ficar atenta aos alertas emitidos pelo órgão. Os avisos podem ser recebidos por SMS: basta cadastrar o CEP por meio de mensagem de texto para o número 40199. O acesso aos avisos também é possível por meio de grupos por aplicativo, através do link (https://t.me/defesacivilpetropolis).





Fonte: Diário de Petrópolis