sábado, 4 de junho de 2022

Senado abre celebrações do Bicentenário da Independência em Petrópolis

(Pense Diferente | Pense Diferente)

Petrópolis foi palco, nesta sexta-feira (3), do lançamento do website “Itinerários Virtuais da Independência”. O website foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Senado Federal e é totalmente interativo, possibilitando um passeio pela história do país por meio de conteúdos multimídia com narrativas históricas que mostram o processo que conduziu a` Independência do Brasil. A ferramenta está disponível no site do Senado e pode ser utilizada em salas de aula, ou como instrumento de pesquisa para a população.

O lançamento foi feito na Universidade Católica de Petrópolis pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, ao lado do presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, senador Randolfe Rodrigues, do governador do Estado Cláudio Castro, e do prefeito Rubens Bomtempo.

Senadores destacam que Petrópolis foi escolhida para a abertura das celebrações do Bicentenário, não apenas pelo contexto histórico, uma vez que a história do Brasil passa pela cidade, mas, também como forma de homenagear o povo petropolitano pela resiliência após as tragédias.

“Esta região respira o ar das montanhas e nos entrega uma parte expressiva da memória da formação do Brasil, uma nação que celebra e comemora o seu bicentenário, nesteano de 2022 – infelizmente, um ano que em seu princípio trouxe perplexidade e profunda tristeza a nossa querida Petrópolis, refiro-me aqui à tragédia, que resultou na morte de centenas de pessoas neste município no começo do ano, em 15 de fevereiro, em consequência da pior chuva registrada desde 1932”, disse o presidente do Senado Rodrigo Pacheco.

“A escolha de Petrópolis tem um duplo significado: foi feita não apenas por ser uma cidade de importância histórica, pelos momentos que nos forjou como nação livre, como Pátria Livre naqueles primeiros anos do século XIX. Estamos aqui também para homenagear Petrópolis, após a tragédia que acometeu a cidade. A realização da abertura das celebrações aqui é também uma forma de homenagearmos o povo de Petrópolis pela resiliência, diante do momento que vem atravessando”, destacou o presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, senador Randolfe Rodrigues.

A importância de Petrópolis para o Estado do Rio

O governador Cláudio Castro destacou a importância para o Estado de ter Petrópoliscomo ponto de partida para as celebrações. “O bicentenário será uma data extremamente importante, pois não dá pra olhar para o nosso futuro, sem relembrar, perceber e principalmente respeitar o nosso passado. Esse passado tem que servir de aprendizado, para levar o nosso país, o Estado e a nossa cidade de Petrópolis a um futuro melhor”, destacou o governador, que agradeceu aos senadores. “É um orgulho para nós fluminenses que esse lançamento seja feito aqui; uma cidade que ainda chora as tragédias, mas que com bravura de seus moradores, começa a se reenguer. Agradeço ao Senado Federal por colocar Petrópolis na vitrine do país, não mais na tragédia, mas relembrando a participação tão importante que esta cidade teve na história do Brasil”, destacou Castro.

O portal (httpswww12.senado.leg.brinstitucionalbicentenario-da-independencia) abriga animações em vídeo, fotos e documentos históricos, criando narrativas visuais atraentes, com linguagem acessível, vídeo aulas com produções inéditas com especialistas em temas relacionados a` Independência do Brasil, além de conter podcasts que proporcionarão uma reflexão acerca do conhecimento histórico. O objetivo é estabelecer diálogos com públicos heterogêneos tanto do mundo acadêmico quanto do usuário interessado no processo da Independência e constituição do Estado brasileiro.

O evento é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Senado Federal

“É muito importante o envolvimento do nosso parlamento federal para que a gente possa estar assumindo a liderança neste momento desta discussão que faz muito bem para o nosso país. É muito importante fazer esta discussão de como a gente deve contar nossa história; é muito importante a gente perceber que todos os dias estamos fazendo história e que ela precisa ser recontada de diversas formas. E a gente precisa ter a responsabilidade de fazer com que que a nossa história seja contada a partir daqueles que foram importantes na construção da nossa etnia e do nosso povo. Esse é o maior desafio de todos nós para sabermos que temos um país livre, soberano e independente”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

A solenidade contou também com as presenças do bispo Diocesano de Petrópolis Dom Gregório Paixão e do representante da família Imperial, Dom Francisco de Orleans e Bragança. Estiveram presentes ainda o senador Jean Paul Prates, que compõe o colegiado dos 200 anos, o senador Carlos Portinho, além de deputados Estaduais e Federais, representantes do legislativo municipal, entre outras autoridades.