segunda-feira, 6 de junho de 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente: Petrópolis é o município com o menor índice de desperdício de água no Estado


O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste domingo (5). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1974. Para lembrar a data, a Prefeitura promove hoje, a partir das 8h, no Parque Municipal Padre Quinha, uma série de ações especiais, como o plantio de mudas de Ipê Rosa, a assinatura do decreto que declara o montanhismo patrimônio imaterial de Petrópolis e uma palestra sobre "A importância da conservação da Mata atlântica". Profissionais da Concer – concessionária que administra a BR-040 – também promovem durante esta semana uma série de eventos voltados à preservação ambiental. Contudo, além dessas atividades, o município se destaca durante todo o ano no contingente de pessoas que buscam incluir em sua rotina pequenos hábitos para reduzir o impacto ambiental, como por exemplo,a economia de água potável.

É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que colocou Petrópolis entre as 10 melhores cidades com índices de perdas, entre os grandes municípios brasileiros. Esse mesmo estudo também colocou a Cidade Imperial na primeira posição entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro com o menor índice de desperdício de água.


Segundo as informações do Instituto, enquanto o Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada, o suficiente para abastecer mais de 63 milhões de lares brasileiros em um ano, Petrópolis possui uma média linear baixa, com 22,04% de perdas na distribuição, número que tende a cair ainda mais nos próximos anos. Dados da Águas do Imperador – companhia responsável pelo tratamento de água e esgoto do município, mostram também que em relação ao índice deperdas na ligação, a cidade possui uma perda de 130,89 litros por dia, bemabaixo do padrão estabelecido que é de 216 litros.

Os números evidenciam a conscientização dos moradores na hora de utilizar a água tratada, mas também são reflexos das ações realizadas pela Águas do Imperador, de combate de perda, mantendo a cidade sempre abaixo da média nacional. Segundo a Companhia, foram realizadas nos últimos anos a implantação de 11 Distritos de Medição e Controle, colocados em todas as Estações de Tratamento de Água, que possibilitaram estabelecer o gerenciamento das pressões e vazões em áreas de menor abrangência.

Saneamento Básico

Quando o assunto é cuidado com o Meio Ambiente, Petrópolis se destaca também no Ranking de Saneamento Básico do Instituto Trata Brasil, ocupando a 2ª posição entre os municípios do estado do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a Águas do Imperador, quase 97% da população da cidade já conta com água encanada e 88,94% têm acesso à rede de esgoto. Os índices de Petrópolis são melhores que a própria capital Rio de Janeiro (RJ)e outras, Campo Grande (MS), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE) e Manaus (AM). Também são melhores que os de Juiz de Fora (MG).

Montanhismo

Entre as ações que estão sendo programadas para este domingo, está a assinatura do decreto que declara o montanhismo patrimônio imaterial de Petrópolis. Atualmente, o município possui cerca de 200 trilhas – catalogadas com dificuldades baixas, médias e altas, com extensão total de mais de 100 quilômetros – que estão disponíveis para serem desbravadas nos cinco distritos da Cidade Imperial atualmente.Além dos palácios e os famosos pontos turísticos, esse contato com a natureza – 70% da área do município é cercada por Mata Atlântica – também atrai grande fluxo de pessoas, que vêm em busca exclusivamente pelos passeios nas montanhas e pelas belezas naturais de Petrópolis.

As ações promovidas pela prefeitura estão marcadas para começar às 8h, no Parque Padre Quinha, localizado na Avenida Ipiranga, no Centro, e seguem até às 12h, quando ocorre o encerramento.

Atividades Concer

A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), que possui um setor dedicado ao gerenciamento e conservação ambiental da BR-040, também vai promover ao longo desta semana diversas atividades voltadas à preservação ambiental. Entre as ações estão panfletagens, palestras e amostras de animais taxidermizados (empalhados) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. O Projeto Caminhos da Fauna, de monitoramento da fauna silvestre na BR-040, destina esses animais atropelados ao setor de taxidermia do Museu para estudos científicos sobre a fauna brasileira.

Ainda na área de preservação ambiental, cerca de 4,5 mil toneladas de lixo são retiradas anualmente da BR-040, no trecho de concessão administrado pela Concer,entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Além disso, a Concessionária realiza também o plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica em Petrópolis, que ajuda a formar um corredor ecológico para a conexão das duas unidades de conservação localizadas nas proximidades da rodovia.