Projeto de Lei da vereadora Gilda Beatriz aprovado na sessão desta terça-feira (07), na Câmara Municipal, cria o “Dia Municipal do Atleta Paralímpico”. A data será comemorada anualmente no dia 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A iniciativa visa o fortalecimento do paradesporto, o estímulo para que pessoas com deficiência pratiquem esportes.
Autora da proposta, a vereadora Gilda Beatriz lembra que, no ano passado, a realização dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, evidenciou a importância da iniciativa. “É o segundo maior evento do mundo. Na ocasião, 253 atletas representaram o Brasil em 20 modalidades paralímpicas. Os Jogos Paralímpicos representam a inclusão social e a valorização dos atletas com deficiência. O reconhecimento do Brasil como potência paralímpica é inegável”, destacou a parlamentar.
A instituição da data em âmbito municipal visa estimular que a cidade se envolva com o tema, incentivando a prática desportiva. “Em Tóquio, os atletas brasileiros alcançaram 72 medalhas. Dessas, 68 foram de integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal. Isso evidencia a importância da valorização e do incentivo”, finalizou Gilda Beatriz.
O projeto segue, agora, para o Governo Municipal.