quarta-feira, 13 de abril de 2022

Feriadões da Semana Santa e de Tiradentes movimentam o turismo em Petrópolis

(Museu Imperial - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

As próximas duas semanas com feriados prolongados e uma programação religiosa e de lazer vão fazer o mês de abril ficar marcado como um dos mais movimentados no calendário turístico da cidade. Petrópolis prevê ocupação hoteleira de mais de 90% nos próximos finais de semana e já vem no embalo das copas internacionais de Mountain Bike, realizadas em Itaipava, que chegaram a ter público de mais de 50 mil pessoas e ocupação acima de 80%. Agora, o setor que garante oito mil empregos diretos, se prepara para a Semana Santa (de 15 a 17) e para o Feriado do Tiradentes e São Jorge (21 a 24).


O turismo religioso vai estar em alta com programação nas 21 paróquias da cidade na Semana Santa. Celebrações com a presença de corais e as procissões atraem fiéis da cidade e de outros municípios na semana mais importante do ano para os católicos.

Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas, a maioria abertas a turistas, as celebrações tradicionais, além de possuir templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes crenças.



“Petrópolis é um convite ao encontro introspectivo, na busca de paz ao mesmo tempo em que propõe espaços ao ar livre que promovem integração com a natureza, além de programas para as famílias, fazendo todo um ciclo de paz, amor e confraternização”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.


O Petrópolis Convention & Vistors Bureau é uma agência de fomento ao turismo que tem mais de 140 associados entre hotéis, restaurantes, bares e prestadores de serviço. E hoje a rede hoteleira da cidade tem 118 meios de hospedagem e 6,3 mil leitos.


Semana Santa e Programação Religiosa

A Catedral de São Pedro de Alcântara, símbolo maior do catolicismo na cidade e um dos principais pontos turísticos, terá programação especial. Nesta quarta (13.04) celebra missa às 8h e, às 20h, realiza a Procissão Encontro de Nossa Senhora das Dores (da Igreja do Rosário) e Senhor dos Passos (da própria Catedral).

A agenda religiosa prossegue quinta, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos e, às 19h30, com a Missa da Ceia do Senhor. Na sexta, a partir das 9h, será realizada uma vigília e, às 15h a celebração da Paixão do Senhor. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h30.


A Catedral, que recebe obras de revitalização, não restringiu as visitas mesmo durante as intervenções. O público é bem vindo de 9h às 17h, de terça domingo, com entrada franca.

A programação completa de Semana Santa de todas as paróquias que compõe a Diocese de Petrópolis estão listadas no site da instituição em https://diocesepetropolis.com.br/especiais/programacao-da-semana-santa