Mães de alunos de escolas municipais de Campos dos Goytacazes fizeram uma denúncia ao Jornal Terceira Via, nesta segunda-feira (18), de que as crianças teriam sido liberadas mais cedo por falta de refeições na alimentação escolar. As escolas citadas foram a Escola Municipal Prisco de Almeida, Escola Municipal Professora Wilmar Cava, Escola Municipal Custódio Siqueira. Segundo a Prefeitura de Campos, a oferta de almoço e jantar já atende a maioria das unidades e, em alguns dias, todas as 234 escolas e creches serão contempladas.
Fabiana Borges é mãe da Maria Esther, que estuda na Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no Parque Jockey Club. Segundo ela, a falta das refeições como almoço e jantar tem prejudicado o andamento das aulas. “Quero registrar a minha insatisfação. Ontem as crianças da parte da tarde tiveram que sair mais cedo, porque não tinha merenda. Desde que as aulas começaram não tem almoço e nem jantar, apenas lanche. A escola fornece achocolatado e biscoito e ontem nem isso teve”, conta.
Outra mãe, que preferiu não se identificar, tem dois filhos e está vivendo a mesma realidade com os dois, que estudam em escolas diferentes. “Meu filho tem 11 anos e estuda no quinto ano da Escola Municipal Prisco de Almeida. A menina tem 12 anos e estuda no sétimo ano da Escola Municipal Custódio Siqueira. Os dois só recebem achocolatado ou suco e biscoito, não tem refeição. A escola do meu filho agora está liberando as turmas 1h30 antes do horário normal”, diz.
Esse problema não é recente e, inclusive, houve uma reunião entre secretário de Educação de Campos e promotora de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anick Assed, no dia 16 de março deste ano, sobre o tema. No encontro, o município se comprometeu perante o Ministério Público a regularizar o fornecimento de merenda, gradativamente. (Veja aqui)
De acordo com a Prefeitura, a oferta de almoço e jantar está sendo inserida de forma gradativa nas escolas. “A maior parte das creches já estão fornecendo as refeições, além de outras alimentações, todos os dias. As que ainda não receberam estão sendo visitadas pelas empresas vencedoras da licitação para aquisição de merendas, junto às equipes do Departamento de Nutrição da Secretaria, para adequação das cozinhas visando o preparo das refeições; ou, ainda, estão concluindo a manutenção na estrutura física do imóvel”, disse por meio de nota.
O Município ainda explica que haverão novas unidades contempladas em breve. “Em relação às escolas de Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia vai contemplar mais dez unidades nos próximos dias, e seguirá progredindo com o calendário de implantação nas demais unidades diariamente. A Secretaria também está garantindo mobílias e eletrodomésticos novos para as cozinhas, como freezeres, geladeiras, fogões industriais, liquidificadores, armários, entre outros itens. Desde o início do ano letivo, nenhum aluno estudou sem merenda escolar. Os estudantes estão recebendo merenda seca contendo sucos, biscoitos, bolos, achocolatados e frutas. Os alunos de creche recebem, ainda, alimentação adequada para a faixa etária, como nestogeno e outros itens”, finaliza.
Fonte: Terceira Via