sábado, 23 de abril de 2022

Sentido de direção da Rua do Ouvidor está invertido; amanhã será a Rua do Gás

 

A implementação do Corredor de Tráfego Norte Sul começou a ser implementado neste sábado (23) pela Prefeitura. A Rua Marechal Floriano (antiga Ouvidor) já está com sentido de direção invertido em toda sua extensão, agora, do Centro para à Avenida 28 de Março. A partir das 8h deste domingo (24), a Rua dos Goitacazes (Rua do Gás) também terá o sentido da via invertido, será da Avenida 28 de Março até a Ponte da Lapa.

Para promover a inversão das placas e dos semáforos e orientar o trânsito na Rua Marechal Floriano, a Subsecretaria de Mobilidade, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) mobilizaram técnicos e homens, que atuaram nos seis principais cruzamentos da Rua Marechal Floriano. Motoristas que trafegavam pela Av. 28 de Março pela Marechal Floriano para acessar o Centro, têm opção de entrar na próxima rua, que é a Marechal Deodoro.


A inversão do sentido de direção da Rua Marechal Floriano contou com efetivo de 18 guardas municipais, quatro viaturas e duas motos do Grupamento de Trânsito, que ficaram a postos nos cruzamentos para orientar os motoristas e evitar acidentes. Na primeira hora, duas carretas de diferentes estados, provenientes do Porto do Açu, entraram no sentido contrário da via e foram escoltados por uma das motos em serviço até a Avenida XV de Novembro. Os motoristas receberam orientação sobre o novo trajeto para caminhões com mais de quatro eixos.

CAMINHÕES COM MAIS DE QUATRO EIXOS NÃO PODEM CIRCULAR NA ÁREA CENTRAL

Para evitar transtornos como lentidão e travamento do trânsito por causa do comprimento das carretas e dos caminhões que frequentemente travam o trânsito por causa da falta de espaço para conversão nas esquinas, o IMTT e a Subsecretaria de Mobilidade elaboraram um traçado para estes pesados e longos veículos que, além de provocarem retenções no trânsito, causam danos nas redes de infraestrutura por causa do excesso de peso.

“Elaboramos um novo traçado para caminhões a partir de quatro eixos. Os veículos longos ou pesados, procedentes do Porto do Açu ou de São João da Barra, com destino à BR-101 Norte (sentido Vitória) ou, ainda, com destino à BR-101 Sul (Rio de Janeiro), não podem mais trafegar pela Avenida 7 de Setembro, nem pela Avenida 28 de Março. Esses veículos carregados ou vazios terão que trafegar no perímetro urbano, pela Avenida Presidente Kennedy, até o Trevo da Penha, de onde acessam a RJ-216 (Campos-Farol) até o Trevo da Estrada dos Ceramistas e, por esta via, vão acessar a BR-101 em Ururaí”, detalhou o assessor técnico do IMTT, Acyr Bueno.