terça-feira, 12 de abril de 2022

Avenida movimentada de Campos está às escuras há semanas

(Foto: Terceira Via)

Quem passa pela Avenida Lourival Martins Beda, em Campos dos Goytacazes, precisa enfrentar a escuridão nos últimos dias. A via que atravessa os bairros Imperial, Bela Vista e Santo Antônio tem um trecho de quase dois quilômetros sem luzes nos postes. O problema aparece nas quatro pistas que dão acesso a RJ-158 (Campos-Farol). Segundo a Prefeitura, a situação se deve ao furto de 150 metros de cabos cortados em diferentes pontos. Equipes de manutenção foram destinadas para resolver o problema no local, mas não foi informado quando será concluído.

Motoristas e pedestres precisam redobrar a atenção ao passarem pelo trecho da Avenida Lourival Martins Beda que está às escuras. No local, é frequente encontrar animais de grande porte, como bois e cavalos, soltos nas pistas. A insegurança também assusta quem precisa transitar pelo local à noite ou de madrugada. A dona de casa Zilda Pessanha costumava caminhar pela ciclovia no início da noite, mas está com medo de assalto. “Eu faço como atividade física, mas não tenho mais passado por ali por causa da escuridão. Fico com medo de ser abordada por algum assaltante”, disse.

Morador do bairro Parque Imperial, o mecânico André Chagas diz que são muitos dias sem luz no trecho da avenida. “Calculo que há mais de duas semanas está assim. Iluminação agora por aqui só com os faróis dos carros. É perigoso atropelar ciclista ou algum animal. Nem todos os motoristas respeitam o limite de velocidade. O risco de acidente aumenta com essa escuridão”, considera.

A reportagem procurou a Prefeitura de Campos para falar da situação da Avenida Lourival Martins Beda. Segundo a Subsecretaria de Iluminação Pública, providências estão sendo tomadas, mas não foi informado quando os postes voltarão a ter lâmpadas acesas. Furtos de cabos de energia compostos por cobre seriam o motivo do apagão. Trechos de outras vias públicas, como Avenida 28 de Março e Avenida Arthur Bernardes, sofrem o mesmo transtorno.

“Há duas equipes atuando especificamente para fazer reparos aos atos de vandalismo na Avenida Lourival Martins Beda. Foram mais de 150 metros de cabo furtado e cabos cortados em trechos diferentes. Os atos de crime e vandalismo, respectivamente, com furto e corte dos cabos de energia impedindo a alimentação dos postes, também acontecem nas avenidas 28 de março e Arthur Bernardes. A pasta pede que a população denuncie a polícia pelo 190 se flagrar pessoas depredando o patrimônio público. A pasta pede que a população solicite a troca de lâmpadas pelo telefone: 98175.0931 ou WhatsApp 22 98126.0880, informando o endereço completo do local onde o poste de iluminação se encontra e o número de Identificação do Poste (IP)”, informou por meio de nota.







Fonte: Terceira Via