terça-feira, 22 de outubro de 2019

Programa de Fortalecimento da Fruticultura em SJB


A Secretaria de Agricultura de São João da Barra iniciou o Programa de Fortalecimento da Fruticultura, que tem por objetivo ampliar o plantio de forma diversificada. Com a terceira maior produção de abacaxi do Estado, o município, que já foi um grande produtor de goiaba e caju, pretende voltar a produzir novamente em grande escala.

A primeira fase do programa começou com o Curso de Cultivo de Maracujá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na localidade de Alto do Cardeiro, no quinto distrito. A Secretaria adquiriu sementes de uma variedade desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a BRS Gigante Amarelo F1, que é mais resistente às pragas e poderá ser cultivada o ano inteiro.

As mudas estão sendo produzidas e doadas para os agricultores que aderiram ao programa. “Esses produtores assumem o compromisso de realizar o plantio de forma correta, com o acompanhamento técnico da Secretaria”, explica a secretária da pasta, Marcela Toledo.

Em parceria com a Emater, serão realizadas palestras com orientação para o plantio. Além de auxiliar com orientação ao longo do plantio, os técnicos vão avaliar o desenvolvimento da lavoura no ambiente em que ela esta sendo cultivada, verificando se a produtividade da variedade apresenta bons resultados, de acordo com as características do solo e clima da região.

Os produtores interessados em aderir ao programa podem se dirigir à Secretaria de Agricultura para realizar o cadastro de adesão. O agricultor, Joel de Almeida, de Alto do Cardeiro, parabenizou a iniciativa. “Com a diversificação da produção podemos ampliar a renda familiar. O trabalho da Secretaria de Agricultura está sendo muito importante nesse processo”, contou.







Fonte: Secom