terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia Mundial do Coração em São João da Barra




A unidade de Estratégia Saúde da Família de Nova São João da Barra (ESF NSJB) promoveu nesta segunda-feira, 30, uma ação pelo Dia Mundial do Coração, celebrado oficialmente em 29 de agosto.

Com o tema “O Coração, a máquina da vida”, o evento reuniu profissionais de saúde e usuários da unidade para palestras que tiveram como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração.

Participaram da ação as médicas Mariana Marciano, Carla Tavares, a enfermeira Daniele Crisóstomo e a equipe do ESF NSJB. “A hipertensão é uma doença silenciosa e que muitas vezes só é descoberta quando a pessoa afere a pressão ou quando tem algum sintoma inespecífico, como uma dor de cabeça ou uma dor na nuca”, contou Mariana Marciano.

Para a usuária Leoneti Carneiro Costa, é válida toda iniciativa de conscientizar a população sobre as doenças do coração. “Quanto mais informação, mais chances de prevenir esse tipo de doença”, contou.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A coordenadora do Programa HiperDia, Cátia Assis, ressaltou que os principais fatores de risco incluem diabetes, sobrepeso e obesidade, dieta pobre em fibras, inatividade física e uso excessivo de álcool. “Outro fator que agrava os riscos é o de familiares diretos apresentaram hipertensão, além do sedentarismo, ingestão excessiva de gordura e sal, e o tabagismo”, destacou.







Fonte: Secom