terça-feira, 1 de outubro de 2019

I Seminário de Turismo Rural na quinta-feira em São João da Barra


Acontece na próxima quinta-feira, 03, o I Seminário de Turismo Rural, de São João da Barra, uma realização da Coordenação de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa) e de Secretaria Municipal de Agricultura. O evento, das 8h às 12h, será no Cine Teatro São João, no centro da cidade.

Na programação a apresentação de três painéis que abordam vários aspectos do turismo. No painel 1: "Sensibilização para o turismo rural", com Pablo Kling (coordenador de Turismo Rural da Seappa); Painel 2: "Ecoturismo e turismo de aventura" , com Andre Torricelli (Setur) Painel 3: "Agroindústrias associadas ao turismo: programa Prosperar", com Jairo Roberto Gomes da Silva (gerente técnico estadual de Agroindústria da EMATER-Rio).

O evento é aberto à população, mas tem como público-alvo produtores rurais, conselhos municipais, guias de turismo, representantes dos setores de serviços, gestores municipais, estudantes e empresários. “Neste primeiro momento queremos sensibilizar as pessoas para nossas raízes, que valorizam a terra, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem na área rural”, destacou a secretária de Agricultura de São João da Barra, Marcela Toledo.


De acordo com o Ministério do Turismo, além da geração de renda para as comunidades locais, o Turismo Rural contribui para a revitalização econômica e social das regiões, com a valorização dos patrimônios e produtos locais, conservação do meio ambiente, atração de investimentos públicos e privados em infraestrutura para os locais onde se desenvolve.

O evento visa a sensibilização para o turismo rural, como atividade econômica, geradora de trabalho e renda para os agricultores familiares, fortalecimento do setor e desenvolvimento do município. “Através da estruturação dessa atividade estamos estimulando o empreendedorismo e promovendo mudanças positivas na vida do produtor com o incremento de uma nova atividade econômica”, completou a secretária.





Fonte: Secom