quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Órgão de tubos é inaugurado em igreja de Campos


A Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Parque Leopoldina, em Campos, promove no fim de semana concertos com o organista alemão Christian-Markus Raiser. As apresentações no sábado e domingo (26 e 27) serão abertas ao público, às 19h e 20h, respectivamente, e marcarão a inauguração do órgão de tubos da ordem apostólica São Koão Maria Vianney. Para o bispo Fernando Rifan, o momento é de alegria e celebração.

De acordo com Fernando Rifan, o órgão foi doado pela Igreja Luterana Kleine Kirche, da cidade de Karlsruhe, na Alemanha, em 2016. Após levantamento de custos, a Administração Apostólica iniciou uma campanha de captação de recursos para a viabilização do transporte das peças, através de um navio. Outras etapas da campanha foram decisivas para a montagem do instrumento, através de um processo que consumiu três anos de trabalho.

A montagem foi coordenada pelo mestre organeiro alemão Markus Roth e por seu auxiliar, Fredmann Mauch. O processo de revisão e restauração das mais de 10 mil peças do órgão, necessitou de meses de trabalho meticuloso. O instrumento ficou lacrado por dois anos, desde a sua desmontagem, na Alemanha. Ao todo o órgão de tubos da Igreja Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pesa três toneladas.

“A inauguração deste órgão é algo grandioso para nós da Administração Apostólica, que estamos construindo a Igreja principal desde 1990. A ação vem para recompensar aos que colaboraram para que este sonho se tornasse real. Trata-se de um instrumento que se revela como grande intérprete dos sentimentos da alma humana, diante de Deus”, comenta Dom Fernando.

No sábado (26), às 19h, acontecerá o Concerto de Gala, para convidados da Administração Apostólica. Já no domingo (27), às 9h, acontecerá a Santa Missa Solene, presidida por Dom Fernando Rifan, com a bênção do instrumento. À noite, às 19h, acontece a Santa Missa Festiva, seguida pelo Grande Concerto, às 20h, aberto ao público.






Fonte: Terceira Via