quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Projeto Xadrez Escolar envolve mais de 700 alunos em SJB


O Projeto Xadrez Escolar, na rede municipal de ensino de São João da Barra, teve início em maio deste ano e conta com mais de 700 alunos desenvolvendo no contraturno. A ferramenta de inclusão social possibilita melhora no desempenho escolar, integração entre pais e alunos e aprendizagem de tecnologias. 

Em São João da Barra, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) inaugurou o Projeto de Xadrez, dividindo sua implantação em duas fases. A primeira contemplou todo o fundamental II, em 14 unidades escolares. A segunda fase será com foco no fundamental I, que será desenvolvido no primeiro semestre de 2020.

- A prática do xadrez é uma forma lúdica de ensino, que desenvolve memória, visão periférica e o espírito de respeito às regras e ao adversário - destaca o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

- O Projeto de Xadrez Escolar segue a perspectiva pedagógica de formação integral. Além de democratizar a prática de um dos esportes mais completos, no tocante ao estímulo do desenvolvimento de competências e habilidades que impactam diretamente o processo ensino aprendizagem. Este trabalho coloca São João da Barra no circuito de Xadrez regional e estadual, através da participação dos alunos em torneios interescolares, competições regionais, e da promoção de eventos no município - diz o coordenador geral do projeto, Cláudio Adão Moraes Andrade, que também é coordenador do Plano Municipal de Educação. 

No comando da galerinha, atenta aos movimentos das jogadas, está o coordenador operacional, o atleta enxadrista Magno Pereira Reis. 

De forma geral, a proposta foi muito bem aceita pelos alunos. A equipe realizou, entre os dias 19 e 23 de agosto, um torneio nas escolas para selecionar 30 alunos que representaram o município no campeonato regional de xadrez em Campos dos Goytacazes no dia 30 de agosto. Além dessa participação, está planejado o 1° Torneio de Xadrez de São João da Barra, a ser realizado em novembro de 2019.






Fonte: Secom