quinta-feira, 24 de outubro de 2019

São João da Barra participa de Cerimônia de encerramento do Cidades Empreendedoras


São João da Barra participou nesta quarta-feira, 23, da cerimônia de encerramento do programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae, no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro. Dos 92 municípios do Estado, 11 foram selecionados para o programa em 2018. São João da Barra participou pela primeira vez e obteve a terceira colocação em medalhas e o quinto no geral, com destaque para a Agricultura Familiar e a Sala do Empreendedor.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luciano Barreto, representou o município na cerimônia, que contou com a participação de prefeitos e autoridades municipais, além do presidente do Sebrae/RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior e do diretor executivo do ITS e professor de inovação, Fabro Steibel.

Luciano Barreto recebeu a premiação das mãos do coordenador regional do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Gilberto Soares. “O fortalecimento do microempreendedor individual (MEI), trazendo mais geração de trabalho e renda para o município e a implantação da Casa do Empreendedor, o fortalecimento da agricultura familiar foram nossos maiores feitos, e será um legado do governo Carla Machado para o desenvolvimento de São João da Barra”, conclui o subsecretário.

O programa, em formato de game, foi coordenado pela a consultora do Sebrae, Adriana de Sousa Barreto, e teve duração de um ano. Os municípios competiram em tempo real e, ao final, foram classificados pelo seu desempenho. São João da Barra contou com um comitê gestor formado por secretários municipais, que teve como coordenador-geral o vice Prefeito Alexandre Rosa. 

São João da Barra contou com orientação do Sebrae em 68 macroações, divididas por eixos, compras públicas, Casa do Empreendedor, desburocratização, agente de desenvolvimento, educação empreendedora e ambiente de negócios e agricultura familiar e capacitação e liderança.

Os principais resultados foram a ampliação dos pequenos negócios, a simplificação para abertura de micro e pequenas empresas, emissão de alvará online em 48 horas, a capacitação e criação do Agente de Desenvolvimento, a formação de lideranças empreendedoras, a implantação da Casa do Empreendedor, o fortalecimento do MEI e da agricultura familiar.

O Cidades Empreendedoras teve como objetivo engajar a gestão municipal e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.






Fonte: Secom