segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Oficina Técnica Institucionalizando Museus em SJB

(Foto: Ralph  Braz | Pense Diferente)
O Palácio Cultural Carlos Martins, em São João da Barra, abre as portas para a iniciativa da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec/RJ), por intermédio do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ). Dessa parceria resulta a realização de atividades de capacitação técnica, como a Oficina Técnica Institucionalizando Museus, nos dias 15 e 16 de outubro, das 9h às 17h. 

A oficina, gratuita, será ministrada pela museóloga (Unirio), Gabriela Alevato. Durante os dois dias ela irá abordar assuntos como apresentação da Lei do Estatuto de Museus, que norteia a criação de museus; processos de criação: decretos, portarias, atas e etc.; modelos de gestão: pública, privada, comunitária; regimento Interno: a importância de elaborar este documento e falando sobre o Plano Museológico.

"É de suma importância para nós, que fazemos parte da cultura sanjoanense, recebermos da Superintendência de Museus do Estado, que vem possibilitando oficinas de capacitação aos municípios do interior, a oportunidade de aprendermos sobre institucionalização, preservação, legalização e criação de museus. O Palácio Cultural receberá a todos de braços abertos", destaca o administrador do Palácio Cultural Carlos Martins, Geraldo Lopes.

A oficina será realizada nas dependências do Palácio Cultural Carlos Martins. As vagas são limitadas a 30 participantes. As pré-inscrições pode ser feita no domínio: http//: forms.gle/DtnfdBN9FkNg4NLZ6 e no primeiro dia, no local.







Fonte: Secom