quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Composição da nova Câmara na berlinda: 11 eleitos na mira da justiça

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dos 25 vereadores eleitos no último domingo, mais da metade tem seus possíveis mandatos em risco. Isso porque, 11 deles são réus em ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movidas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Além deles, outros dois — Marcos Bacellar (PDT) e Alciones do Rio Preto (PSDC) — foram eleitos, mas não tiveram os votos computados por estarem com registro indeferido com recurso.

Durante a campanha, após o escândalo do Cheque Cidadão, o Ministério Público Eleitoral (MPE) propôs 37 Aijes contra candidatos à Câmara Municipal, além de uma primeira, contra a prefeita Rosinha Garotinho (PR), seu candidato a prefeito Dr. Chicão (PR), o candidato a vice Mauro Silva (PSDB), a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Alvarenga, e a coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch.

Dos candidatos citados nas 37 Aijes, 11 foram eleitos: Jorge Rangel (PTB), Thiago Ferrugem (PR), Kellinho (PR), Magal (PSD), Thiago Virgílio (PTC), Ozéias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Vinicius Madureira (PRP), Linda Mara (PTC) e Miguelito (PSL).

O MPE pede cassação do diploma ou mandato, caso confirmadas as irregularidades. Eles foram denunciados por possível utilização do Cheque Cidadão por troca de votos. Caso eles saiam, o quociente eleitoral será recalculado e novos candidatos podem assumir.

Outros – Eleito, o ex-presidente da Câmara Municipal Marcos Bacellar (PDT), que recebeu 2.685 votos, teve seu registro de candidatura para as eleições de 2016 deferido em primeira instância. Porém, segundo Bacellar, o candidato Thiago Godoy (PR) apresentou impugnação ao registro de candidatura fora do prazo. “Contudo, o TRE/RJ julgando recurso deferido em primeira instância, decidiu por mudar a sentença com base em processo do TCE que sequer fora mencionado na lista dos gestores com contas irregulares. Bacellar teve as suas contas aprovadas pelo TCE/RJ e recebeu com muita surpresa o julgamento do TRE. Por isso, os recursos cabíveis já foram interpostos”, disse em nota o ex-vereador na noite de domingo. Se conseguir uma vitória na Justiça, ele assume a cadeira de Genásio (PSC).

Já Alciones do Rio Preto (PSDC), que recebeu 2.581 votos, teve o registro indeferido em primeira instância por rejeição de contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Caso consiga reverter, quem perde a vaga é Cláudio Andrade (PSDC).








Fonte: Folha da Manhã