Projeto de restauração do traje de Dom Pedro II é aprovado pelo Ministério da Cultura
A autorização é para arrecadar patrocínios no valor de até R$ 451.082,04, visando dar continuidade ao projeto de conservação da farda
Foto: Divulgação
Desde janeiro, o Traje Majestático do Imperador Dom Pedro II está passando por um complexo processo de restauração. A peça é de valor histórico e cultural imensurável, pertencente ao acervo da Família Imperial Brasileira. O projeto está sendo financiado pelo Governo Federal, que permitiu a contratação de empresa especializada, e o Espaço Restauro foi patrocinado pela ArtePadilla, com apoio da Sociedade de Amigos do Museu Imperial.
A atividade está sendo realizada pelo Núcleo de Acervo Museológico, tendo as museólogas Ana Luisa Camargo e Aline Maller como responsáveis. O espaço encaminhou inúmeros documentos para o Ministério da Cultura solicitando a aprovação para arrecadar patrocínios. O órgão autorizou a iniciativa, que segue até dezembro.
Bicentenário
Ana anuncia que no ano de 2025, em virtude da comemoração do bicentenário de nascimento do Imperador D. Pedro II, será promovida uma exposição do conjunto da farda pela primeira vez ao público em geral. Há muito tempo já tínhamos notado que havia a necessidade de restaurar a roupa, pois estava exposta por longos anos. Conforme a equipe, composta por três pessoas, vai manuseando o tecido é possível perceber o verdadeiro estado da obra. Por ser histórica e delicada, não é tomada nenhuma decisão sem consulta. Reunimos-nos e, em conjunto, decidimos quais serão os próximos passos, explica Ana.
Com a homologação, os responsáveis têm até o dia 31 de dezembro para captação do dinheiro. O valor aprovado foi de R$ 451.082,04. Além deste trabalho, a equipe está elaborando um minucioso levantamento e pesquisa documental e iconográfica registrando a história da peça para produzir uma publicação com os resultados. Através da análise, estamos tentando descobrir as medidas de Dom Pedro e entender se essa foi a única farda utilizada por ele, pontua.
Visitação
Desde abril, os visitantes do Museu Imperial podem acompanhar a restauração do Traje Majestático. Durante o horário de visitação (10h às 17h) o público poderá presenciar o trabalho que acontece no Pavilhão das Viaturas, onde foi criado o Espaço Restauro, de segunda a sexta-feira.