terça-feira, 2 de julho de 2019

Massa de ar frio mais intensa do ano chega nesta semana


Apesar de o primeiro dia de julho ter sido com calor e sem chuva, as coisas vão mudar para o final de semana, segundo o Climatempo. De acordo com o instituto, a frente fria que agora está na Região Sul do país, chegará à cidade na quinta-feira (04), com chuva.

O Climatempo aponta que hoje (02) e amanhã (03) os dias ainda serão quentes e secos, porém, na quarta-feira já começa a ter um aumento de nebulosidade e ventos, que podem chegar a 16 km/h na cidade. Na quinta-feira (04), a chuva começa a chegar, com oito milímetros a partir da tarde.

O final de semana começará com chuva a qualquer hora (13 mm) na sexta-feira (05) e temperaturas em queda: de 26°C de máxima na quinta para 21°C. O dia ficará nublado, com ventos de até 15 km/h.

Para o sábado (06), não há previsão de chuva. Porém, os ventos devem chegar a 17 km/h e o tempo ficará nublado durante todo o dia. O dia ainda tem a previsão de registrar as menores temperaturas deste período: apenas 6°C de mínima e 15°C de máxima. Uma diferença de 11°C com a máxima de quinta-feira (04). Estes dados ainda podem sofrer alterações, segundo o instituto.

Para domingo (07), o instituto aponta que o tempo deve começar a melhorar com algumas nuvens e sem chuva. Porém, o frio ainda continua: 7°C de mínima e 16° C de máxima. Os números deste dia também podem sofrer alterações.

O Climatempo prevê que o frio deverá se concentrar em julho e esta deve ser a massa de ar frio mais intensa do ano. O instituto ainda aponta que só tenha esta massa de ar frio com toda esta força no ano.

- A grande e forte massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria muito provavelmente será a mais forte do ano e vai derrubar a temperatura em todos os estados. Mas o resfriamento vai ser sentido mesmo durante o primeiro fim de semana de julho, dias 6 e 7. Até o dia 8 ou 10 de julho, recordes de temperatura poderão ser batidos em todas as capitais - afirmou a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.