quinta-feira, 25 de abril de 2019

Ações intensificadas contra Aedes aegypti em São João da Barra


A prefeitura de São João da Barra vem, desde janeiro, intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, com a realização de mutirões e ações educativas em todo município.

A iniciativa vai ao encontro das orientações da Secretaria de Estado de Saúde, que sinalizou aos municípios o aumento neste ano dos casos das doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.


Desde a notificação, a Secretaria Municipal de Saúde vem adotando ações a fim de mitigar o impacto dessas doenças junto à população. “A Santa Casa está pronta para receber a população, com profissionais de saúde preparados para acolher os pacientes e realizar todos os procedimentos necessários para o diagnóstico dessas doenças”, informou o secretário de Saúde José Antônio Fonseca.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o município tem registrados até o dia 23 de abril 82 casos confirmados de Chikungunya. O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra está trabalhando junto às comunidades para a eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d'água, cisternas, garrafas, tratamento perifocal em ruas e terrenos, além de distribuição de panfletos.


“É importante ressaltar o comprometimento da população no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois nenhuma ação do município dará resultado sem que todos façam parte dessa campanha, já que 80% dos focos do mosquito são detectados em imóveis residenciais”, salientou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda.


De acordo com o levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), São João da Barra é o terceiro colocado entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro em investimento per capita (por habitante) na saúde, utilizando recursos próprios, Os dados, referentes a 2017, mostram que o gasto por habitante foi de R$ 1.472,94, um aumento de 45,5% em relação ao aplicado no ano de 2016, em ações e serviços.