(Foto: divulgação) |
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda - em parceria com os setores de Recursos Humanos das empresas que atuam no Complexo Portuário do Açu - iniciou o circuito de palestras com foco no aumento das chances de empregabilidade do sanjoanense. O evento aconteceu na quinta-feira, 8, no Cine Teatro São João, e o objetivo foi orientar e estimular um maior desempenho e competitividade para o mercado de trabalho. Os temas abordados foram como preparar um bom currículo e se comportar numa entrevista de emprego.
“Essa ação visa aproveitar cada vez mais a mão de obra local, principalmente nessa fase de empregabilidade das empresas que atuam no Porto do Açu”, disse o superintendente de Trabalho e Renda, Sávio Sabóia, afirmando ainda que tem percebido, juntamente com os RHs das empresas, que ao longo do tempo muitas pessoas ficam nessa fase da empregabilidade ou na de análise curricular, com um currículo mal formulado, ou na fase da entrevista, por algum problema comportamental.
Para a palestrante Maria Fernanda Viana Siqueira, assistente de Recursos Humanos da National Oilwell Varco - NOV -, é fundamental atentar para uma elaboração de currículo de forma clara e objetiva, e um comportamento adequado do início ao fim da entrevista de emprego. “Muitas pessoas acabam não sendo selecionadas para uma entrevista porque ficam faltando informações mínimas e básicas como, por exemplo, DDD e a data de nascimento, que acabam impossibilitando o pretendente de participar desse processo”, explicou.
A sanjoanense, estudante de engenharia de produção, Talita Fernandes Barros, acompanhou atentamente as orientações. “Minha intenção em participar dessa palestra foi tirar dúvidas de como proceder na busca por um emprego ao término da faculdade”, declarou Talita, que já atuou como estagiária na Prumo Logística, setor de Auditoria Interna, e na NOV, como Jovem Aprendiz, setor de Projetos.
– Temos trabalhado bastante para aumentar o índice de empregabilidade. Chegamos em novembro com 59% das vagas de trabalho preenchidas por sanjoanenses no campo de obra da Andrade Gutierrez. E agora, com a GNA, uma parceria promissora, atendendo ao pedido da prefeita Carla Machado, capacitações nas áreas que o Porto vai aproveitar no futuro, principalmente das obras não só das termelétricas, como também do gasoduto e a possibilidade de uma terceira termelétrica – disse Sávio, ressaltando que, atualmente, São João da Barra é uma das cidades que mais recebe investimentos privados do Brasil e da América Latina.
Ao final da palestra houve momentos de perguntas e respostas com a participação de Neiber Leite, da área de Recursos Humanos da GNA - Gás Natural Açu - e da Tielly Souza, analista de Recursos Humanos da Porto do Açu.
Pessoas que estão buscando uma oportunidade de trabalho, alunos da rede municipal de ensino, universitários, assistidos do Cras, e cadastrados no Balcão de Oportunidades, apesar do dia chuvoso, marcaram presença.