(Foto: Divulgação) |
A exposição comemora os 20 anos de criação do projeto "Quissamã Memória Viva" e apresenta para o público, o trabalho dos operários quissamaenses e fases importantes do processo de construção do espaço: a abertura da cacimba, o canteiro de obras da marcenaria (com exceção da porta principal e das guilhotinas, toda a marcenaria foi feita no município).
Além de mostrar o potencial da mão de obra local, a exposição tem forte apelo sentimental: homenageia Jesus Edésio de Oliveira, marido da curadora do espaço cultural, Helianna Barcellos. Jesus Edésio foi seu maior incentivador para que esse sonho fosse realizado. - Essa exposição diz muito para mim, ela me traz lembranças do meu marido, companheiro e grande amor da minha vida. Imagino como ele ficaria feliz, relembrando com essas imagens, a luta, o sacrifício por que passamos - ressalta.
Helliana adianta que está na pauta, em parceria com o Instituto Federal Fluminense - Quissamã, a visita técnica e entrevista com os operários que ajudaram a edificar o ECJCB. O projeto Quissamã Memória Viva conquistou no final de 2014 o prêmio nacional "Brasil Criativo", trazendo para o município um reconhecimento inédito, já que foi o único representante do Estado do Rio disputando em sua categoria (Arquivo).
A exposição vai funcionar com horário agendado pelo telefone (22) 2768 1365, assim como a visitação ao acervo do espaço cultural, para escolas, grupos e demais interessados em conhecer o local.
Fonte: Ascom