(Fotos: Ralph Braz) |
O Rio Paraíba do Sul continua sofrendo com a seca na região. Em uma nova medição realizada nesta quarta-feira (15/10) pela Defesa Civil Municipal o nível marcou 4.60 metros, o que para o órgão continua em uma situação bastante preocupante.
Em contato com o subsecretário major Edison Pessanha, que falou sobre a seca mais intensa vivida pelo rio. “Estamos vivendo em um momento bastante delicado, onde desde 1922 não vimos uma seca tão forte. Há muitos dias não chove na região e isso só piora, o que temos a fazer é esperar que o verão que se aproxima chegue com mais chuva”, disse Edison ressaltando que a única medida tomada pela Defesa Civil é o bombeamento do Rio para o canal Campos / Macaé.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, chuvas locais podem amenizar a situação, mas para isso seria necessário, num período de 30 dias, cerca de 100 milímetros de chuvas. A cota mais baixa já registrada foi de 4,55 metros, enquanto o normal seria de aproximadamente 5.80 metros.
O Rio Paraíba do Sul vem registrando os mais baixos índices, desde que a medição do nível passou a ser feita, há cerca de 90 anos. A Secretaria de Agricultura vem realizando, desde janeiro, a limpeza e a manutenção de 30 quilômetros de canais na Baixada Campista, trabalhos que têm apresentado bons resultados, já que muitos canais estão sendo abastecidos pelas águas da Lagoa Feia.
Na Região Norte de Campos, segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, a Prefeitura tem cedido tratores e caminhões para auxiliar pequenos produtores no transporte de alimentos para os animais.
Fonte: Ururau