Por meio de uma parceria com a Câmara Municipal de Petrópolis, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) atua na revitalização do Palácio Amarelo, sede do órgão legislativo da cidade, considerado patrimônio cultural brasileiro.
O convênio, firmado em outubro de 2020, tem um prazo de três a cinco anos para ser concluído e está dividido em três eixos: a parte física, que envolve o restauro propriamente; a educação patrimonial; e a divulgação do Palácio para a sociedade, sua história e sua importância.
A equipe do Projeto Palácio Amarelo é composta por 17 integrantes, entre professores e alunos da Uerj e funcionários da Câmara, e conta também com a colaboração da empresa Imperial Cia. de Restauro.
Para a coordenadora do projeto, a professora Maria das Graças Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Uerj, é fundamental que a população também se envolva e opine sobre o projeto, conhecendo melhor sua história: “Isso enriquece o trabalho que tem como objetivo a valorização de um patrimônio histórico que é de toda a sociedade”, afirma Ferreira.
Reinauguração da sala da Plenária
Desde março de 2024, a Sala Hermogênio Silva, a principal sala do palácio e a mais relevante do conjunto arquitetônico, recebeu intervenções de restauro. No local, onde ocorrem as sessões plenárias, audiências públicas e sessões solenes, a equipe tratou infiltrações e trabalhou para promover a originalidade do salão, reincorporando alguns de seus ornamentos originais.
No processo de preparação da sala, a equipe fez o acondicionamento dos bens móveis, além de proteger os bens integrados, como o piso em tábuas corrida em madeira de lei. Em um segundo momento, os artefatos desprendidos e coletados passaram pela recomposição volumétrica de perdas de material e fixação de fragmentos, para posteriormente, serem retornados ao local de origem.
A revitalização emergencial permite a retomada das sessões presenciais na Câmara. Anteriormente, o projeto já efetuou o levantamento de interiores, o mapeamento de danos e o restauro do telhado do Palácio. Dentre as próximas etapas, está a pintura de toda a fachada da edificação.
Nesta quarta-feira, 4/12, um evento para convidados celebrou a reinauguração da Sala da Plenária. A Câmara Municipal de Petrópolis segue funcionando com capacidade reduzida até a conclusão das obras.