quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Primavera começa nesta quinta com previsão de chuva em Petrópolis


Estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera começa às 22h07 desta quinta-feira (22/09) em países do hemisfério Sul. A estação começa com características de tempo mais seco e, ao longo de três meses de duração, registra aumento gradativo das chuvas. Em Petrópolis, as primeiras pancadas de chuva estão previstas para começar já nas primeiras horas da estação das flores, aponta o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas. A maior parte da chuva, contudo, estará concentrada nos fins de tarde. Além disso, a temperatura, que nos últimos dias chegou a 35 °C no município, deve começar a cair no decorrer da semana, podendo chegar aos 11 °C.


"Estas pancadas de chuva ficam cada vez mais comuns nas tardes e noites da primavera no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil, voltando a ocorrer também em alguns locais do sul do Maranhão, sul do Piauí e do oeste da Bahia", afirma a Climatempo, destacando, ainda, que no decorrer desta estação acontecerá o aumento gradual da disponibilidade de umidade e calor, facilitando a formação de nuvens carregadas e favoráveis para pancadas de chuva, com raios, eventual queda de granizo e fortes rajadas de ventos.

No primeiro dia da Primavera pode chover forte a qualquer hora do dia e os termômetros vão variar entre 16 °C e 27 °C. Para sexta-feira (23), a previsão indica que a intensidade da chuva deve começar a diminuir, contudo, os termômetros começam a cair e a previsão é de que Petrópolis registre mínima de 12 °C.


No sábado (24), o município também vai registrar baixas temperaturas, com mínima prevista de 11 °C. Apesar disso, os temporais devem terminar neste dia. Já o domingo (25) será ensolarado, com máxima prevista de 22 °C.


“Se tratando de Petrópolis, a gente sabe que tudo pode acontecer quando o assunto é mudança climática. Mas fico na torcida para que essa Primavera seja de mais sol e menos chuva. Ninguém aguenta mais esse clima chuvoso e acredito que todos os moradores querem dias ensolarados para aproveitar, inclusive, todas as belezas naturais que a estação nos proporciona, como a florada dos ipês amarelos, por exemplo”, disse a aposentada Rita Maria, moradora de Cascatinha.