quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Desfile celebra Bicentenário da Independência em SJB


O Bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado em São João da Barra na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, com hasteamento do Pavilhão Nacional e Desfile Cívico-Militar na sede do município. A programação começou com o hasteamento na Praça do Padroeiro São João Batista, com a participação da prefeita Carla Caputi, do comandante da Agência da Capitania dos Portos, capitão-tenente Eduardo Silva de Oliveira, e do subcomandante operacional do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Tibério Carlos da Silva.


A prefeita ressaltou a importância da data para o fortalecimento da democracia. "Celebrar o Bicentenário da Independência é reafirmar nosso compromisso com a democracia, a liberdade e a paz. Como cidadãos nossa missão é proteger o país, nosso estado e nosso município", discursou Carla Caputi.

Durante a solenidade o grupo teatral independente Kimera fez uma intervenção cultural com estátuas vidas.


O Desfile Cívico-Militar, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, levou grande público à Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho para prestigiar as entidades e escolas que participaram da homenagem ao Bicentenário. Participaram do desfile a Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Lojas Maçônicas, Ordem Demoley, Jeep Club de São João da Barra, Clube da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, Projeto Ajudar, Creche Municipal Prof. João Rodrigues Pinto, Centro Educacional Marcos Medeiros Valiengo, Educandário Santa Cecíclia, Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, Colégio Estadual Alberto Torres e a Banda Marcial Luzia Henriques e Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. Também desfilaram a Banda Marcial José Alves Barreto, Fanfarra Mista Amaro de Souza Paes e Fanfarra Municipal Derly Machado.


A programação da Semana da Pátria, que tem como tema “Escola Integrada, uma nova forma de apreender: Bicentenário da Independência”, começou quinta-feira, dia 1º, em Cazumbá. No dia 2 desfilaram as escolas de Barcelos e Cajueiro. Na segunda-feira, 5, os desfiles foram no Açu e em Mato Escuro, e na terça-feira, 6, em Atafona e em Grussaí.