Durante todo este mês a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo diversas atividades para lembrar o Setembro Amarelo. A campanha faz referência ao dia 10, que mobiliza profissionais e instituições em todo o mundo na prevenção do suicídio. A organização é do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.
A programação começou na manhã desta segunda-feira, 5, com roda de conversa para os pacientes assistidos pelo ambulatório, com sede na Rua Manoel de Souza Braga Neto, 51, no bairro da Água Santa. Há outras agendadas para esta terça-feira, 6, das 9h às 10, para os dias 19 e 20, das 13h30 às 14h30, e dia 23, também das 9h às 10h.
No dia 13 tem sessão de Cinema PSI - Um movimento Acolher (Dor), no Cine Teatro São João, das 9h30 às 12h, aberta aos familiares e assistidos. Haverá exibição de filme com temática relacionada à saúde mental, abordando assuntos pertinentes ao Setembro Amarelo.
A coordenadora do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, Ruani Machado, explica que o Cine PSI permite utilizar a imagem, cores, músicas, personagens e outros elementos presentes nos filmes de forma lúdica. “Isso possibilita uma elaboração de pensamentos, sentimentos e emoções, podendo ajudar no processo de autoconhecimento do paciente”.
A proposta da campanha do Setembro Amarelo, que teve início em 2015 no Brasil, é promover eventos que tenham como pauta a prevenção ao suicídio, alertando a população sobre a importância do debate sobre o tema.