quinta-feira, 5 de março de 2020

Estrada que liga Degredo a SJB tem trecho tomado pela água

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
Imagens da estrada SB-02, que liga a BR-356, em Degredo à sede de São João da Barra, divulgadas nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (5), mostram um trecho da estrada tomada pela água do Rio Paraíba. A área está interditada. A Prefeitura de São João da Barra montou um gabinete de crise para gerir questões relacionadas ao período de chuvas. Na noite de quarta-feira (4), os secretários se reuniram e traçaram ações emergenciais.


Outra preocupação é com o rompimento do Dique São João, provocando inundações, em decorrência do nível elevado do Rio Paraíba do Sul, que desde janeiro começou a receber as águas das fortes chuvas da Zona da Mata Mineira.



Na medição divulgada pela Prefeitura de SJB nesta quarta (4), a cota do rio chegou a 6,30m, quando o nível de transbordo é de 8 metros. A atenção maior está para a área de abrangência do Dique São João, que rompeu no último dia 15. O monitoramento da força-tarefa e as ações estão voltadas para a população das localidades de Cajueiro, Degredo, Bairro de Fátima e Chatuba (sede), Grussaí e Perigoso.


O município, inclusive, divulgou que começou a informar o problema dos diques aos órgãos responsáveis da União e Estadual, desde janeiro último. A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos oficializou a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal, Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). Cabe ao Inea a recuperação dos diques, com autorização do Governo Federal.








Fonte: Terceira Via